quinta-feira, 29 de março de 2012

A VALORIZAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS DE UM POVO


                     A valorização das manifestações populares é algo profundamente rico dentro do processo de valorização da cultura popular brasileira. O Ponto Queluz de Cultura vem trabalhando incansavelmente na missão de colaborar na manutenção destas expressões artísticas e populares da comunidade queluzense seja nos aspectos tradicionais religiosos, da culinária, da tradição oral, das crendices, das histórias, dos grupos folclóricos, das brincadeiras infantis, enfim tudo aquilo que remete a esta dinâmica da preservação da identidade cultural de sua gente.

                  O grupo de teatro "Impacto Luz" do Projeto Teatro Luz do Ponto Queluz de Cultura está nesta empreitada cultural participando ativamente da produção das Encenações da Paixão de Cristo juntamente com outros jovens atores, produtores culturais, cenógrafos, roteiristas, empenhados neste trabalho que Queluz tanto orgulha de ainda conseguir manter. A Semana Santa, uma festa litúrgica da Igreja Católica que revive os passos da Via Sacra do Grande Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é uma realidade da manifestação tradicional da cultura popular onde cada comunidade brasileira revela, por esta abordagem religiosa, a sua forma de expressar seus sentimentos utilizando os aportes da arte cênica nos segmentos da música, do teatro, da dança. São muitas as cidades que ainda conseguem manifestar esta tradição respeitando a contribuição da arte popular configurada neste evento religioso, e temos o orgulho de Queluz ainda persistir, embora com muito sacrifício, a arte de manter viva esta tradição, ainda mais quando este grupo de heróis da cultura é formado em sua maioria por jovens. Demonstrando assim a força revigorante da juventude nas questões relacionadas a integridade e valorização da cultura do seu torrão natal. Maravilhoso!

               Este ano mais uma vez teremos as encenações da Paixão de Cristo em Queluz e convidamos a todos que desejam assistir e participar deste evento: 06 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA SANTA ÀS 19 H. NO ESPAÇO DE EVENTO "08 DE MARÇO" CENTRO - QUELUZ/SP.

              A oportunidade de conferir um trabalho que remete a reflexão de um grande mistério de amor de Deus pelos seus filhos. E mais, a alegria de presenciar um trabalho de valorização cultural onde jovens são os protagonistas, contribuindo para a dinâmica da fé do povo e testemunhando a esperança de dias melhores através da beleza da arte.

                                        "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"









quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Dia Internacional da Mulher. Data importante para celebrar a luta das mulheres por melhores condições de sobrevivência. Reconhecidamente precisamos cada vez mais apoiar todas as ações que viabilizam a importância do “ser mulher” na sociedade.

E nós queluzenses somos contemplados por grandes personalidades femininas, são muitas, por nossa sorte, a estarem atuando para um mundo melhor a começar por Queluz. Queremos nesta data, pedindo licença a tantas outras que merecem esta homenagem, destacar, algumas: 

D. “Zé Salgado”, pessoa querida da nossa Queluz, moradora do Alto do São Pedro, que tem uma alegria e um prazer de sempre estar contando histórias populares queluzenses. Se tornou a contadora oficial do evento Contação de Histórias promovido pelo Ponto Queluz de Cultura. Participa, também, como colaboradora da equipe de Bens Culturais Imateriais da Paróquia de São João Batista. Uma apaixonada pela cultura local e sempre contribui com sua sabedoria nos eventos que enaltecem o seu torrão natal. Em exemplo de humildade e vitalização.

Patrícia de Oliveira Ramos, Diretora Geral da Oscip Vale a Pena e integrante da Equipe do Ponto Queluz de Cultura. Uma apaixonada pelo que faz. Uma das fundadoras da instituição que tem como missão o desenvolvimento local. A paixão em querer um mundo melhor a começar em Queluz fez com que esta “persona” lançasse a ideia de concretizar as ações de cidadania através da dinâmica de uma instituição não-governamental. Exemplo de dignidade e respeito pelo ser humano. Aprendemos muito com ela sobre a importância da valorização ao ser humano com suas boas capacidades que podem ser estimuladas para o bem. Somente uma pessoa do bem pode pregar e testemunhar este conceito.

Dona Zé Salgado e Patrícia, exemplo de pessoas que sabem que a força cultural configurada na identidade cultural da comunidade pode ser a mola mestra para que esta comunidade reconheça o seu valor. Duas gerações que entendem que a força do povo está quando ele admite e assume a importância de se viver em comunidade, ser participativo, doar tempo e coração para a causa do bem comum.
Obrigado por darem este exemplo de cidadania e simpatia. Neste oceano de mulheres do bem, vocês duas podem ser gotas, mas são as duas gotas deste oceano que fazem a diferença no conjunto da beleza dos mares. Desejamos que continuem nesta luta por dias melhores para todos nós. Sejam felizes.

A todas as mulheres, nossos agradecimentos e nossa homenagem!!!!





AGRADECIMENTO SE FAZ!!!


Agradecer é preciso e em todas as ocasiões precisamos aprender a valorizar os que se dispõem em estar juntos para a realização de feitos que são registrados na memória.

Agradecer é um ato de humanidade.

A equipe do Ponto Queluz de Cultura agradece a todos que colaboraram diretamente para a realização da Programação Cultural que comemorou o 170° Aniversário da cidade de Queluz. De 01 a 04 de março nossos artistas e colaboradores não mediram esforços para que esta festa cultural fosse de tamanha grandeza. As emoções, os trabalhos dispensados, o suor, os ensaios, a vontade de fazer e participar, as lágrimas da satisfação, o refrigério da alma na contemplação das belezas foram primordiais para que a festa tivesse a proporção que configurou, nas noites quentes, a alegria de comemorar mais um ano do “Pedacinho do Céu”.

Ao público que compareceu, agradecemos pelo apoio, a participação, a demonstração de carinho e respeito, a valorização e o reconhecimento da organização da equipe do Ponto. Afinal, é Queluz quem fez aniversário, mas na verdade, foram os queluzenses que foram presenteados.

Aos nossos queridos amigos colaboradores, ex-universitários que participaram do “Contação de História” – edição especial, apresentando seus trabalhos de iniciação científica onde abordaram particularidade da história de Queluz, são eles: Professor e músico Vinícius Arruda, Professora Daniela Araújo, Professora Fernanda de Oliveira e o recém formado em Comunicação Social Paulo Marques. Queluz ganhou muito com os trabalhos científicos os quais vocês tiveram a humildade de compartilharem com a comunidade.

Aos músicos e cantores que brilharam na noite do “Sábado Musical” que com maestria e beleza encantaram e cantaram homenageando as personalidades e instituições da cultura local que colaboraram e colaboram para a manutenção da identidade musical queluzense. Nossos sinceros agradecimentos: Professores, Alunos, Coordenação da Escola Municipal de Música “Antonio Sergio Camilo”, Coral Santa Cecília, Coral Infantil São João Batista.

Aos jovens atores do Grupo de Teatro “Impacto Luz” do projeto de teatro do Ponto Queluz de Cultura que atuaram com alegria na peça teatral que homenageou a cidade encerrando a programação cultural com grande estilo. Merecidamente uma digna homenagem através da mágica teatral.

À Secretaria Municipal de Cultura e Turismo na pessoa do seu secretário Vicente Vale.

Ao grupo do "Espaço Harmonia" na pessoa da sua coordenadora Fani Almeida que com muita disposição e alegria participaram conosco durante toda a programação, e de uma maneira muito especial na abertura do evento com a dinâmica sobre a importância do resgate histórico da nossa Queluz utilizando a Festa de São João Batista, apresentando dois pratos típicos desta festa que não se encontram mais na produção culinária da festa: cuscuz e canjica doce. Esta participação foi de grande valia para a programação cultural, foi um deguste da culinária tradicional queluzense com o objetivo direto que foi o repensar sobre o resgate das manifestações que são essenciais para a manutenção da identidade cultural queluzense.

À Paroquia da Igreja Matriz de São João Batista pela disponibilidade do Salão Paroquial onde foi contemplada parte da programação cultural.

Pelos colaboradores na equipe de produção os jovens: Kelvin Costa e Diego, que somaram conosco na organização durante a programação cultural.

As artesãs que estão desenvolvendo a dinâmica da Economia Solidária e Criativa, que expuseram seus produtos durante toda a programação cultural, os agradecimentos são pela contribuição dispensada em mais um evento que proporcionou exaltarmos nossas riquezas.

A equipe do Ponto Queluz de Cultura meu agradecimento pela ousadia e crédito neste evento que exaltou a potencialidade da riqueza cultural de Queluz. A colaboração dispensada, a  atenção redobrada, o suor do trabalho, o prazer de colaborar para a realização da ação, a compreensão pelos momentos difíceis, a contemplação da amizade, a emoção de sabermos que juntos podemos transformar sonhos em realidade. 
Obrigado pela força!

A Queluz nosso agradecimento por seres tão rica, tão nobre. Agradecemos por acreditar e apoiar a ações do Ponto Queluz de Cultura, onde o objetivo se insere na manutenção, produção, revalorização da sua identidade cultural.

Continuo acreditando na força transformadora da Cultura e na capacidade dos interessados em apoiar e vivenciar esta realidade que pode promover o desenvolvimento da comunidade.

OBRIGADO A TODOS!!!
Luiz Carlos Junior
Coordenador Ponto Queluz de Cultura






EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "EU E QUELUZ"



A Equipe do Ponto Queluz de Cultura organizou a Exposição Fotográfica "EU E QUELUZ", contribuindo para as comemorações alusivas ao 170º Aniversário da cidade. O evento está possibilitando a participação de queluzenses que moram fora da cidade, pois foi lançado o convite para que todos que possuem alguma fotografia de Queluz que enviassem para o e-mail do Ponto e assim, na visitação pública, estas fotos serem exibidas no telão.

A exposição está à mostra na sede do Ponto Queluz de Cultura, sito à rua José Menotti Bernardini de Carvalho, 13 próximo a rodoviária, aberta para a visitação das 14 h as 18 h de segunda a sexta-feira de 05 a 16 de março de 2012, sendo que para atender horários especiais é necessário agendar pelo telefone (12) 3147 1058.

A fotografia tem a capacidade de interpretar a emoção do momento, do lugar, do registro que o olhar do autor quis captar na produção da mesma. A exposição é uma ótima oportunidade de conferir, também, os trabalhos realizados pelo Projeto Kinema, um projeto de fotografia da Oscip Vale a Pena de 2008.

Seja bem-vindo a esta exposição e vislumbrar pelos olhares dos seus autores as belezas encerradas neste "Pedacinho do Céu".


4ª e ÚLTIMA NOITE DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM COMEMORAÇÃO AOS ANIVERSÁRIO DE QUELUZ




Enfim chegamos à data tão esperada por todos os queluzenses: 04 de março de 2012, comemoração dos 170º Aniversário de emancipação da cidade de Queluz. A última noite da programação cultural foi encerrada com a participação dos jovens alunos e atores do Grupo de Teatro “Impacto Luz” do projeto de teatro do Ponto Queluz de Cultura sob a coordenação do arte educador Luiz Carlos Junior.

Foi apresentada a peça teatral “UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A QUELUZ”  onde foram abordadas nos 8 atos algumas particularidades da história queluzense como a figura do Índio Vuitir, o Mongo Velho, a exaltação da nossa riqueza natural e  um dos marcos mais famosos a Pedra da Mina, as pitorescas histórias populares queluzenses como a rivalidade entre queluzenses e areienses, a festa mais famosa e tradicional local – Festa de São João Batista Padroeiro da cidade, a exaltação dos nossos poetas, o marcante e histórico Rio Paraíba, a virtude pacificadora da comunidade e a exaltação de sua gente.

Logo após a Santa Missa comemorativa do aniversário da cidade, o público tomou seus lugares para assistirem o espetáculo teatral que foi realizado no Coreto da praça da Matriz de São João Batista. A peça teatral foi desenvolvida com a dinâmica de interação com o público, sendo assim as pessoas corresponderam com muita alegria em todos os momentos que foram convidadas a estarem participando diretamente com os jovens atores. Emocionante.

Foi uma exaltação, uma declaração da paixão queluzense pelo seu torrão natal.

Encerramos as comemorações em grande estilo, com muito trabalho e dedicação dos jovens atores do projeto teatro Luz do Ponto Queluz de Cultura demonstrando, mais uma vez, a força da identidade cultural da cidade nas artes cênicas e a importância da participação da nova geração no processo de manutenção e produção das manifestações artísticas culturais queluzenses.
PARABÉNS QUELUZ!!!




3ª NOITE DE FESTA DOS 170 ANOS DE QUELUZ - UMA NOITE MUSICAL.



A 3ª noite da programação cultural alusiva aos 170º Aniversário de Queluz foi emocionante, os protagonistas da noite foram os integrantes da Escola Municipal de Música, o Coral Santa Cecilia e Coral Infantil São João Batista. A identidade musical queluzense foi celebrada com muita honra, alegria e emoção. O público presente pode acompanhar cada momento  se vislumbrando diante da paixão dos nossos artistas músicos e cantores.

Os primeiros a se apresentarem foram os músicos da nossa escola municipal de música, sob a regência de Vinícius Arruda. a emoção tomou conta de todos quando os famosos e inesquecíveis dobrados tocados pela Corporação Musical Lyra Queluzense foram executados. Após cada apresentação musical, Vinícius se dirigia ao público, ora fazendo memória de músicos como o grande artista queluzense conhecido carinhosamente como "Coquinho" , ora afirmando a importância da influência musical da Lyra Queluzense na formação dos músicos queluzenses. Estes momentos forma realmente de muita comoção.

Entre a apresentação de uma peça musical e outra, o Sr. Paulinho Figueiredo, presidente de honra da corporação musical, tomou a palavra apresentando o histórico da Lyra Queluzense. A reafirmação da paixão dos músicos presentes pela banda fez com que as palavras de Vinícius Arruda se fundamentassem na realidade  da influência da instituição musical sobre a formação dos músicos queluzenses. Em suas palavras, também, foi perceptível a preocupação de se manter a manutenção da identidade musical local na formação de novos músicos para Queluz e o mundo. Onde a importância de revalorização da Lyra Queluzense se faz necessário para a contribuição na formação de uma nova geração de músicos.

Na platéia estava presente um dos músicos da Lyra Queluzense, além do presidente José Vaz (Zelão), Márcio que foi convidado a tocar um dobrado com os jovens músicos da escola de música, o mesmo aceitou e executou a peça musical. Para encerrar a participação do grupo os mesmos convidaram o Coral Santa Cecília para juntos executarem o Hino de Queluz, registrando outro momento de emoção e magia que a música proporciona nestes eventos.

Após seguiu-se a apresentação do Coral Santa Cecília sob a regência do Fábio, lembrando que a maioria dos integrantes do referido coral pertenceram ao Coral Art's Antiqua" sob a regência do Padre Adilerson José do Carmo ex-pároco da Igreja Matriz de São João Batista de Queluz. Outro momento marcante foi a participação integrada do Coral Infantil São João Batista. Foi uma apresentação impecável, emocionante, bela. O espaço do Salão Paroquial onde foi realizado evento ficou repleto da musicalidade queluzense e o público presente foi agraciado por este momento de beleza sem igual proporcionado pela arte musical.


Cantar as belezas da produção dos nossos artistas queluzense numa semana especial para a cidade de Queluz foi um dos presentes que a comunidade pôde ter o prazer de ganhar e usufruir. A equipe do Ponto Queluz de Cultura trabalhou com muito carinho para que a noite fosse maravilhosa, e de fato foi. Trabalhar em prol de eventos que configurem a manutenção e a produção da identidade cultural é a nossa missão como ponteiros culturais e creio que estamos no caminho certo de contribuição para o desenvolvimento local através, também, das manifestações artísticas culturais da nossa gente Queluz. 

PARABÉNS QUELUZ!!!