quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TEIA DOS PONTOS DE CULTURA E "NÓIS" um breve relato

O nosso "Ponto" marcou presença na Teia REgional da Macro Região de Ribeirão Preto.Central.Franca e Barretos. A programação constou com Mostras Culturais, reunião de Entre Pontos, reunião da Comissão paulista dos Pontos de Cultura. Muitos foram os debates, partilhas, reivindicações com o objetivo muito claro de querer continuar fazendo acontecer as manifestações culturais que configura na identidade cultural das comunidades que compôem o nosso gigantesco país. Há um desejo intenso de ampliar os espaços de diálogo, cooperação entre a Rede Estadual Paulista de Pontos de Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura.
Percebemos que a via de fortalecer a dinâmica de vida dos pontos de cultura está embasada na identificação de cada agente cultural, isso se expressa em algumas falas que perpassou pelas reuniões - "antes do projeto ponto de cultura, nós já produzíamos cultura, afinal somos agentes culturais". Realmente, há muita gente por aí sustentando ações culturais em seus munícipios sem serem contemplados pelo projeto ponto de cultura, não que este projeto não tenha sua importância, mas pelo fato dele contribuir para a manutenção das produções culturais que bem sabemos não são tarefas fáceis. Mas o ápice dessa realidade expressa está na pessoa humana, no outro, na valorização da identidade de um povo, de uma comunidade que sustenta sua expressão de "ser" na música, no teatro, na dança, nas cantigas enfim, em tudo aquilo que pode revelar a sua beleza cultural.
Há muito por fazer! Nossa visão como representantes do "Ponto" pôde contemplar e aprofundar a reflexão do compromisso com a cultura local, com todos aqueles e aquelas que estão fazendo desse projeto algo que irá contribuir para o seu crescimento intelectual, cultural, humano. Isto é muito sério!
Produzir cultura no Brasil é complexo. Contribuir para um mundo melhor tendo como instrumento de formação a produção cultural é complexo. E o complexo não se resume em ser impossível, ele se compraz nos desafios que devem ser encarados e vencidos.
Eu, LEE e CIDINHO podemos testemunhar que produzir cultura é algo maravilhoso, mágico, sublime; são mais de dez anos que estamos juntos nessa batalha...juntos...e queremos continuar fazendo acontecer a diferença na vida das pessoas que terão acesso a um momento de contemplação de produção cultural, a um momento de oficina ou workshop, de encontro cultural, de eventos, de planejmaneto, de reuniões. Participamos de uma enorme rede que configura e expressa a diversidade cultural brasileira e isso nos orgulha muito simplesmente pelo fato de sermos agentes culturais (talvez, quem sabe...desde o ventre materno de nossas mães).
Que a luta pela valorização dos trâmites legais para a manutenção dos pontos de cultura possa continuar com garra, responsabilidade e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário