quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quem Conta um Conto Aumento Um...PONTO QUELUZ DE CULTURA.






No dia 27/03/11 - domingo - foi realizada a "Contação de histórias" no Salão Paroquial da Matriz de São João Batista, evento este que deveria acontecer no Coreto da Praça da Matriz, mas devido a instabilidade climática com chuvas constantes, o evento foi transferido.
O público compareceu um pouco tímido, mas depois percebemos que o salão estava repleto.
Os primeiros contadores da noite foi o Prof. João Batista Gomes dos Santos e sua prima juliana Figueiredo com seus personagens "Nhô Buscapé" e Nhá Barbina" narrando histórias sobre a rixa entre Queluz e Areias causando no público um momento de discontração e humor; após tivemos as histórias do João Araújo conhecido como "João esmolinha", pipoqueiro famoso da cidade que nos narrou historias engraçadas com seu jeito de ser especial, o que impressionou no João esmolinha foi defender certas histórias com a máxima seriedade e veêmencia.
O público interferia e acompanhava palavra por palavra que constituia as histórias defendidas pelos nossos contadores, histórias que nos fez viajar no tempo e lembrar o quanto é bom termos em momento tão mágico entre família, amigos, vizinhos.
Quando o microfone foi aberto à participação direta o João Silvério contou mais uma história envolvendo a rixa entre Queluz e Areias, lembrando que esta história ele havia ouvido quando ainda criança. D. Zé Salgado, uma contadora de história da nossa cidade não aguentou ficar de boca fechada e nos narrou a história sobre a mula sem cabeça que tinha uma estrela na testa levando ao delírio o público presente, antes mesmo dela narrar só de olhar para ela a platéia já manifestava risos e muita alegria.
Durante a contação de histórias a nossa condução e bate papo com o público foi a de provocar a necessidade da revalorização de momentos como este que dá a possibilidade da interação social, do crescimento da amizade, o do reforçar os laços de sentimento de pertença, enfim valorizar através de uma manifestação cultural tão simples mas tão rica em expressão e dinamicidade cultural, onde a reunião com as pessoas que amamos, admiramos precisa ser resgatada para um melhor convívio social.
Após a histórias defendidas ao vivo, apresentamos ao público um vídeo com entrevistas de alguns contadores de histórias entre eles Sr. Aroldo Cardoso, Sr. Cecília e D.Lourdes, D. Zé Salgado, Magno Sinhá.
Foi perceptível a reação psiitva do público, tanto que algumas pessoas nos procuraram solicitando a continuidade do evento, aproveitando a ocasião e a presença do Sr. Paulinho Figueiredo, presidente da Banda Lyra Queluzense, o qual aproveitou a oportunidade, e solicitou apoio à corporação musical, fechamos que a próxima Contação de Histórias será acompanhada com a Retreta Musical da Lyra Queluzense sendo as histórias exclusivamente sobre a Banda.
Este evento proporcinou o objetivo que é o de fazer valer, resgatar, revalorizar, sensibilizar a população sobre a necessidade de tomarmos posse das nossas riquezas culturais e ocuparmos o espaço público das praças para momentos agradáveis, culturais, sociais que contribuam para uma melhor sociedade, par um mundo melhor.
Um destaque especial foram as crianças que acompanhadas de seus pais vibraram de alegria a cada história narrada...e isto me fez lembrar de minha avó quando nos contava histórias sobre a quaresma com o intuito de nos ver mais cedo dentro de casa...um marco de lembrança que jamais será esquecido por mi.
Realmente "Quem Conta um Conto Aumento um...Ponto Queluz de Cultura", fazer acontecer está ao alcance ded todos aqueles que desejam um Queluz mais feliz, mais humana, mais fraterna, mais "Luz".

Luiz Carlos dos Santos Junior -(Lee)
Equipe Ponto Queluz de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário