terça-feira, 14 de junho de 2011

A RIQUEZA DA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA EM QUELUZ































"Por meu amor rogo a São João. Padroeiro Santo desta cidade..." um dos trechos do hino municipal queluzense exalta o padroeiro da comunidade São João Batista que é celebrado no dia 24 de junho. O carinho que os queluzenses tem por esta festa é um marco tradicional que se transformou num estigma sacramentado na identidade cultural dos munícipes.
Aguardar a festa de São João é tudo de bom! Saber que toda a cidade se prepara emocionalmente, religiosamente, socialmente para fazer com que cada festa celebrada seja lembrada com carinho e alegria. Tudo é muito aguardado: a programação cultural, as apresentações artísticas, a novena, os andores dos santos, o caro andor de São João, os fogos de artifícios, a decoração da festa, o embelezamento da Igreja Matriz, os visitantes, os filhos queluzenses que não residem na cidade, a participação da Lyra Queluzense tanto nas procissões como na Alvorada Festiva, a fogueira de São João, as últimas homenagens antes de São João retornar ao seu nincho, enfim, viver tudo isso é contribuir para a manuenção de uma cultura própria conquistada através de muitos anos.
Os valores culturais agregados a esta festa podem ser testemunhados por todos aqueles que, ainda guardam e preservam este sentimento de valorização e de bem querer para com que este evento; estamos falando aqui de sentimento que contribue para o crescimento cultural, humano que, revele ao mesmo tempo, o valor de pertençera uma cultura forte e rica.





Não podemos perder essa base tradicional construida pelo povo durante estes anos de festa, pois esta base contribui para que não percamos a historicidade que revela a identidade cultural de Queluz. São várias as manifestações culturais de grande importância expressadas na Festa do Padroeiro, apresentamos alguns exemplos típicos:
a Alvorada Festiva no dia 24 de junho, onde as pessoas acompanham a Banda Lyra Queluznense que, a partir das 05:00 horas sai pelas ruas da cidade anunciando o dia festivo;





as procissões do translado do carro andor de São João rumo a Matriz no dia da festa pela manhã e a tarde a procissão com a participação de todas as comunidades queluzenses;





os fogos de artifícios que a meia noite do dia 24 de junho executam um grande espetáculo pirotécnico à beira do rio Paraíba do Sul;





na abertura da festa temos a famosa procissão de motoristas muito bem participada;





algo muito bacana no tocante à socialização da festa foi a Quermesse na Praça da Matriz com apresentações artísticas da cidade;





o concurso de quadrilhas está demonstrando uma atração forte que pode se tornar um evento tradicional que está ligado culturalmente com a temática da festa.

O Ponto Queluz de Cultura está tem a consciência dos valores que se fundamentam neste evento e por esta razão quer contribuir para que este evento cultural seja cada vez mais valorizado e respeitado pela nova geração. Reconhecer a identidade cultural e fazer com que esta identidade seja preservada é missão de todos nós. Não basta apenas exigir atrações artísticas que fazem sucesso na televisão, é preciso participar da manutenção mais importante desta festa que são as suas expressões mais significativas, ou seja, interpretar aquilo que está no coração dos queluzenses: a sua alegria em ter uma festa famosa e repleta de simbologias e manifestações que fazem parte da sua própria vida. E se formos colocar uma lista destas manifestações há muito ainda o que fazer, que está escondido no coração de tantos queluzenses (não esquecido). Aqui sabemos o quanto a história é importante para que possamos traçar estratégicamente planos para a manutenção e produção deste evento que atua fortemente sobre a vida de uma cidade.

Por este Brasil quantas manifestações artísticas culturais enriquecidas pela alma popular foram esquecidas, não preservadas, descartadas pela invasão de "outras culturas" (até mesmo estrangeiras"). Não podemos deixar que isto ocorra. É preciso ter consciência e atitudinal de agentes culturais comprometidos com a identidade cultural da comunidade, aí se encontra a missão do Ponto de Cultura, contribuir para que isso ocorra desenvolvendo projetos que vá colaborar para uma nova consciência de respeito e amor à sua cultura local.

A Festa de São João de Queluz precisa ser mais trabalhada neste aspecto de desenvolver entre a juventude, principalmente, o valor da pertença, do legado cultural, da identidade de ser, da riqueza humana, da riqueza histórica.

O mais lindo disso tudo é saber que temos um evento que envolve toda a comunidade de muita alegria, onde a simbologia de um personagem histórico e biblico - SÃO JOÃO, O BATISTA - nos revela a riqueza do respeito a vida que perpassa, também, pelo respeito a cultura de um povo. A todos nós uma ótima festa de São João!!!






































Nenhum comentário:

Postar um comentário