quarta-feira, 8 de junho de 2011

UMA HOMENAGEM MERECIDA PARA A "LYRA QUELUZENSE"






Foi realmente um sucesso a homenagem à nossa Corporação Musical Lyra Queluzense realizada no último domingo pelo Ponto Queluz de Cultura e por todos que compareceram ao evento. A Contação de Histórias foi enriquecida com as narrativas alegres e emocionadas da "D. Zé Salgado", o João "Esmolinha", Sr. Paulinho Figueiredo, o "Zé do Balão".

Os atuais integrantes da banda estavam presentes e realizaram uma surpresa para o público, as músicas executadas foram antigos dobrados musicais que tiveram a intenção de resgatar a identidade cultural da Lyra e o reconhecimento dessas músicas na história da banda com o povo queluzense. Marcaram presença, também, ex-integrantes e admiradores da instituição musical onde a emoção transbordou aquecendo o clima do evento. Na oportunidade a banda relatou, através do seu regente Leandro Alves, os novos dobrados preparados para abrilhantar os eventos em que a Lyra é convidada, a importância da banda no desenvolvimento dos músicos de Queluz, a valorização necessária que a banda necessita para dar continuidade à sua história e assim, poder continuar colaborando para a identidade cultural da comunidade.


O evento aconteceu como uma das programações da Quermesse de São João Batista que aconteceu na praça da matriz, convite enviado pela organização da festa.


O público compareceu em grande número, pois se tratando da Lyra Queluzense a valorização podemos constatar que está ainda sendo manifestada e, por outra razão, devido a primeira edição da Contação de Histórias ter sido muito bem participada e comentada positivamente na cidade.


A razão da homenagem foi a de resgatar e revalorizar esta instituição musical da "nossa Terra" colocando-a em evidência para que todos possam apossar, não somente de se orgulhar em ter uma corporação musical tão importante, mas de procurar refletir e ater um atitudinal de apoio às necessidades que todos os queluzenses sabem, da Lyra Queluzense - é preciso agir para não perdermos mais um instrumento cultural de significância para a nossa identidade artística cultural do "Pedacinho do Céu".

Nossa Equipe do Ponto nos sentimos emocionados e com a consciência de ter realizado este evento especial dedicado a nossa banda, cremos que estamos no caminho certo no tocante à nossa missão como articuladores culturais. Sabemos que produzir cultura num país como o nosso não é tarefa fácil, mesmo diante de uma dimensão cultural tão rica como a brasileira, as dificuldades são inúmeras, mas o que nos reforça em continuar produzindo cultura é a conclusão, após um evento como este, de saber que conseguimos "pulsar nos coração da comunidade as batidas da emoção, do valor cultural, da magia da arte, do belo escondido em cada alma, propiciando a verdadeira articulação da arte que é contribuir para que as pessoas possam ser melhores. Por isso confiar na força da cultura é um dos desafios que precisamos apoderar cada vez que pisamos no "Ponto" pensando em produzir, manter, revalorizar, comunicar, "fazer" CULTURA!


Para quem não pôde comparecer neste evento já convidamos para a próxima Contação de Histórias que dar-se-à, provavelmente, na próxima edição do "Se Mostra Queluz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário