WORKSHOP CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O GRUPO "OS ENCANTADORES"
O Evento Contação de Histórias - Especial "Malba Tahan" foi marcante nas realizações do Ponto, iniciamos com o workshop de contação de histórias com o grupo "Os Encantadores" de Volta Redonda/RJ com os arte educadores: a atriz Claúdia Hartung, a profesora Flávia Hartung e o músico Luiz Carlos. Na sede do Ponto os participantes, formado pela maioria de adolescentes e jovens da ofcina de teatro do Projeto Teatro Luz, vivenciaram na primeira hora do workshop o embasamento teórico da técnica e da importância desta arte.
Fundamentados em bibliografia e conhecimento através da experiência de atuação na arte cênica, os arte educadores explanaram a beleza do contar histórias. Após este momento teórico partiu-se para a prática com algumas dinâmicas que oportunizaram aos participantes o contemplar a técnica através dos exercícios propostos.
A metodologia utilizada, as abordagens de ensino e a condução dos trabvalhos dos arte educadores fez com que todos os participantes se vislumbrassem da alegria e dos valores agregados do simples contar histórias. Foi gratificante ter participado deste workshop que realizaou a abertura deste evento que procurou homenagear o nosso ilustre intelectual Julio Cesar de Mello e Souza - Malba Tahan.
Conciliamos neste evento especial da Contação de Histórias sobre Malba Tahan, o worshop de contação de de histórias dinamizando a importância da leitura e da prática social de contar histórias. Os participantes tiveram a oportunidade de serem instruidos sobre técnicas que aprimoram esta arte de contar histórias buscando, ao mesmo tempo, a conscientização dos participantes em manter este hábito cultural tão importante, o qual todos somos responsáveis em sua manutenção.
Os recortes históricos quando lembrávamos dos nossos antepassados, como avós, tios, pessoas marcantes na comunidade em contar histórias, professores, catequistas, fizemnos uma reflexão da manifestação desta arte na vida comum, popular que muitos até mesmo não depositam tanto valor.
Outra percepção importante foi a busca do resgate social, do hábito saudável de reunir pessoas, sejam elas nossos familiares, amigos, conhecidos, vizinhos, alunos enfim...paa valorizar a possibilidade de dse encontrar, de abrir novas relações de amizade, de contato humano, que hoje, o mundo se configura no virtual.
Contar histórias reune outras manifestações que são fundamentais para a vida, no campo cultural está relacionado a manutenção da arte popular, no campo social o encontrar-se, o estar junto para um momento prazeroso de ouvir, de falar, de comunicar, de criar, no campo emocional está o contemplar a beleza que as histórias causam em nosso espírito, além de proporcionar o desenvolvimento de criar. Estas variações performáticas está intrisecamente ligado à necessidade de que temos de envolvimento com a arte, com as pessoas, com o prazer de contemplar coisas boas e cultas na nossa vida.
Foi uma sacada de mestre ter oferecido esta possibilidade para os particpantes deste workshop formado pela maioreia de jovens que vieram buscar e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte do contar histórias.
Como bem sabemos o quanto Malba Tahan utilizou desta arte de contar histórias em suas obras e realmente a homenagem a este ilustre intelectual tinha que ser acompanhado de algo que possibilitasse a busca do conhecimento e, sabemos o quanto os bons livros exercem esta função primordial de formação cultural, intelectual e humana na vida de todos que deles usufruem.
Afinal como diz o próprio Malba Tahan: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".
Nenhum comentário:
Postar um comentário