segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NATAL TEMPO DE RENOVARMOS O NOSSO OLHAR PARA QUEM ESTÁ AO NOSSO LADO E VALORIZAR A VIDA QUE PERPASSA!

NATAL: tempo em que as luzes ganham as decorações das casas, das lojas, das igrejas, das ruas indicando que estamos num tempo especial onde o clima da paz, do amor, da harmonia é muito desejado.
Momento propicio para fazermos a famosa reflexão de como foi a nossa vida durante o ano que se finda.
Momento de preparmo para a maratona de festas. Momento de ser família, de renovar os laços de amor e fratenidade que nos une. Momento de refletir sobre a mensagem do dono da festa natalina, Jesus, que não apenas anunciou a mensagem divina, como fez da vida a própria mensagem: SER AMOR!

Não interessa o que deu certo ou o que não deu, o importante é saber que temos a esperança que palpita dentro de nós a desejar o bem, a paz, alegria, a harmonia; a busca da felicidade arde dentro de cada um de nós nesta época e a felicidade é saber amar, dar valor a quem está bem do nosso lado, a pautar caminhos estratégicos para se chegar até alguém que ainda não conseguimos atingir com o nosso amor: são várias as dicas - perdão, paciência, tolerância, carinho, reconhecimento, valorização e assim por diante.

Para que possamos melhorar o mundo precisamos primeiro olhar o nosso. E quando percebemos que estamos melhorando o nosso ai sim, grita em nosso coração a vontade de contriubir para um mundo melhor seja através do nosso trabalho, da nossa participação na comunidade, seja no ambiente com os amigos, seja na reunião de escola, da turma enfim...carregamos dentro de nós o desejo de fazer com que este mundo seja mais justo, mais sincero, mais humano, mais divino, mais lindo!

Quando olhamos para nossa vida e a de quem está passando por necessidades básicas para viver melhor reconhecemos que vale a pena se arranhar, se machucar, se aventurar, na corrente do se fazer o bem, mesmo que isso possa incomodar algumas pessoas que não acreditam neste pensamento positivo de ajudar o próximo. Á vezez este próximo está do nosso lado...

Uma história pra nos ajudar neste momento especial....

"QUERO SER UM TELEVISOR"(autor desconhecido)"
A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redação, falando sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles. À noite, em casa, corrigindo as redações, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada.
O marido a vê chorando e diz:
- O que aconteceu?
Ela responde:
- Leia.
Era a redação de um menino, que dizia:
"Senhor, esta noite te peço algo especial: ME TRANSFORME EM UM TELEVISOR.
Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive a TV de minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções, nem questionamentos. Quero receer o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado.
E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmão "briguem" para estar comingo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. e por fim, que eu possa divertir a todos.
Senhor, não te peço muito...
Só quero viver o que vive qualquer televisor!"
Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:
- Meu Deus, coitado desse menino! Que coisa esses pais.
E ele fala:
- Essa redação é do nosso filho.

É preciso aprender partilhar...nosso tempo, nossa dedicação, nosso olhar, nosso carinho, nossa companhia, nossa esperança...é difícil trabalhar em prol da promoção humana. Mas é gratificante saber colher frutos dessa partilha.

Ao ler esta mensagem, lembrei da EQUIPE DO PONTO QUELUZ DE CULTURA, a qual tenho a alegria e o prazer de trabalhar. Lembro que não é fácil nossa relação, vivenciar a dinâmica da OSCIP VALE A PENA que é promover o desenvolvimento social através dos projetos culturais, não é brincadeira, é um processo complexo, árduo que precisa de muito fôlego e disposição. Mais olhando para as realizações do ano de 2011 vejo o quanto foi importante pra nossa Queluz ter sido contemplada com as nossas ações.
Como foram saborosos os frutos colhidos, as histórias e testemunhos das pessoas atingidas através dos projetos, oficinas, eventos culturais. A dimensão dos que acreditaram foi a força motora das nossas realizações.

Precisamos sim continuar aprendendo a "olhar" a "amar" a "valorizar" nossa gente. E queremos continuar com nosso trabalho, com mais dedicação, profissionalismo, seriedade para contribuirmos para um mundo melhor a começar pelo nosso pedacinho do céu...nossa Queluz.

Que os votos de um Feliz Natal nos acompanhe durante o ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário