domingo, 26 de fevereiro de 2012


CONVITE
        O Ponto Queluz de Cultura tem a honra de convidar V.S.ª para participar da programação cultural alusiva às comemorações dos 170 Anos de Queluz conforme programação a seguir:

Local: Centro Cultural “Malba Tahan”- Queluz/SP
Horário: 19:30 h.

- dia 01/03 (quinta-feira): Abertura das Comemorações; Cine Clube com apresentação do Documentário “Raízes da Nossa Terra” sobre a cidade de Queluz;

- dia 02/03 (sexta-feira): Contação de Histórias – Esta edição especial será com a participação dos alunos que defenderam seus trabalhos acadêmicos abordando alguma particularidade histórica sobre Queluz.

- dia 03/03 (sábado) - Sábado Musical – O encontro com todos os músicos, cantores, amantes da música em geral, para juntos realizarmos homenagens aos músicos e pessoas que trabalharam e trabalham na manutenção da identidade musical queluzense.

- dia 04/03 (domingo) – Apresentação da Peça Teatral “UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A QUELUZ” com o nosso Grupo de Teatro “IMPACTO LUZ” formado pelos alunos do Projeto Teatro Luz do Ponto Queluz de Cultura.

A programação cultural organizada pela Equipe do Ponto Queluz de Cultura visa celebrarmos com todos os nossos amigos, parceiros, artistas, enfim com toda a comunidade queluzense. Esta programação cultural reuniu os eventos e projetos consolidados. A oportunidade de festejarmos este aniversário com as manifestações artísticas culturais que vem sendo desenvolvidas pelas ações do Ponto. A participação da comunidade nesta organização é fundamental, onde os próprios munícipes inseridos neste projeto serão os protagonistas do evento.

A identidade cultural queluzense será celebrada afirmando a necessidade de continuarmos trabalhando para sua manutenção e divulgação. O presente que a Equipe do Ponto oferece a nossa Queluz é a renovação de continuar trabalhando pelo seu desenvolvimento através das ações culturais, ações estas que enriquecem a identidade do seu povo. Acreditamos na força da Cultura e por ela podemos contribuir para que Queluz seja melhor e, assim, sua gente possa se desenvolver, contribuindo na formação de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais cidadã, mais humana. É preciso acreditar e trabalhar!

"NOBRE E FACEIRA, LINDA QUELUZ..." 
PARABÉNS!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS CULTURAIS - EDITAL 2012 !!!!

O PONTO QUELUZ DE CULTURAL LANÇA O EDITAL 2012 PARA OS INTERESSADOS EM INSCREVEREM SEUS PROJETOS CULTURAIS.  


Observações sobre o cadastramento das Propostas para Oficinas Culturais
         Agora que você está com o modelo para a Proposta de Realização de Oficinas Culturais em mãos, gostaríamos de lembrar alguns itens importantes antes de preencher sua proposta.
·         Caso você não tenha familiaridade com a construção de projetos culturais, seja em formato oficina ou workshop, faremos um plantão de dúvidas para a formulação do seu projeto e para que você não desanime de compartilhar suas idéias ou conhecimentos culturais com os futuros interessados;
·         Este ano de 2012 a Equipe do Ponto Queluz de Cultura irá trabalhar em todos os projetos e eventos a temática abordando a cultura local, referindo à potencialidade e a riqueza histórica, artística,  e social  da comunidade queluzense. Tema: “RAÍZES DA NOSSA TERRA”;
Seja arte-educador e compartilhe seus conhecimentos culturais com toda comunidade!
Para começar:
O que é workshop?
Momento em que um debatedor expõe e promove discussão sobre um tema específico, com foco na prática dos participantes.
Por exemplo, um workshop de fotografia poderá apresentar a histórica da fotografia, promover a experiência de tirar fotos e ainda analisar as fotos que os participantes tiraram.
O workshop pode ser realizado em 4h, 6h ou 8h. Caso opte por 8h, o workshop será, preferencialmente, dividido em dois dias.
O que é uma oficina cultural?
A oficina tem a característica de ser um projeto de curta ou média duração. Nela, o arte-educador compartilha com os participantes a experimentação sobre algum tema cultural.
A oficina poderá ser dividida em quatro ou seis encontros, de uma ou duas vezes por semana e com a duração variável de 1:30h a 3h por encontro.
OBS: A quantidade mínima será de 10 participantes inscritos e a máxima irá variar de acordo com a proposta (tanto para o Workshop quanto para a Oficina)
 Forma de cadastramento da proposta:
1º passo: escrever a proposta e entregar na sede do Ponto Queluz de Cultura (Rua José Menotti Bernardini de Carvalho, 13) até o dia 30 de abril de 2012.
2º passo: O resultado das propostas selecionadas será divulgado a partir do dia 10 de maio de 2012 , na sede.
3º passo: Os arte-educadores que tiverem sua proposta selecionada deverão comparecer em nossa sede para o preenchimento do cadastro de contratação.
Os documentos necessários para a efetivação do cadastro são:
·         Cópia de comprovante de residência, atual e com CEP;
·         Cópia de RG
·         Cópia de CPF
·         Cópia do cartão do PIS (se não tiver esse registro, nosso contador fará o cadastro).
Obs. Se preferir, traga os originais e tiraremos cópia na sede;
A divulgação deste edital iniciará dia 10 de fevereiro, e terminará dia 30 de abril de 2012, com as entregas dos projetos, das 14h às 18h de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail: pontoqueluzdecultura@gmail.com  (último dia para entregar os projetos);
Do dia 01 de maio a dia 10 de maio de será realizado a eleição e divulgação dos projetos contemplados para o ano de 2012;
4º passo: Definir com a coordenação a grade de datas e horários em que será realizada a proposta aprovada.
Juntos, iremos estudar quais melhores datas e horários para as atividades de acordo com o público alvo a quem se destina a proposta.
Organização e Pagamento das horas/oficinas ou horas/workshop
O valor da hora é R$16,67 e deste valor será descontado os 11% referente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O educador receberá, portanto, o valor líquido de R$14,84 por hora/atividade.
Sobre o preenchimento de alguns campos:
Selecionar Área:
·         Artes Cênicas: Teatro, Dança e Circo;
·         Artes Visuais: Artesanato, Desenho, Pintura (em tela, papel, tecido, etc.), Audiovisual (todos tipos de vídeos, PowerPoint, Fotografia, Rádio, etc.), História em Quadrinhos e Moda;
·         Música: prática e teoria, história da música, construção de instrumentos musicais, dentre outros assuntos que abordem a área musical;
·         Literatura: estudo sobre algum gênero literário ou autor, experiência de escrita literária, dentre outros;
·         Outros: Gestão Cultural, Design, Cultura Geral, Patrimônio Histórico, Rádio, Cultura e Meio Ambiente, Arte-Educação, etc.
Obs. quando a proposta envolver mais de uma área, por favor, indique.

Não deixe de compartilhar suas idéias, seus pensamentos e experiências sobre cultura e arte-educação.

Proponha workshops e oficinas para Queluz e todo o Vale Histórico!
1.    Nome do Workshop/Oficina:


2.    Tema:


3.    Área:

Artes Cênicas

Literatura





Artes Visuais

Outra. Qual?





Música



4.    Público Alvo (faixa etária e número máximo de participantes):


5.    Formato da Atividade:
Workshop











4 horas

6 horas

8 horas






Oficina

4 encontros

6 encontros







1 hora/encontro

2 horas/encontro

3horas/encontro


6.    Objetivo/Justificativa (explicar e justificar sua importância para os participantes/comunidade):

7.    Montar a proposta da atividade para cada encontro:

Encontro
O que vai fazer
Como vai acontecer
O que será produzido
1º encontro
Apresentar a evolução do conceito de desenho
Mostrar, em PowerPoint, a origem do desenho, por meio de imagens
Realizar um desenho utilizando uma das técnicas comentadas e participar do mural de artes do Ponto de Cultura
2º encontro
...


Obs. para facilitar a compreensão, oferecemos, como exemplo, um modelo de oficina de desenho.

8.    Sinopse do workshop/oficina (breve resumo da proposta para o momento de divulgação):

9.    Recursos materiais a serem utilizados

( ) Projetor e tela
( ) Equipamento de som (Mesa/Potencia/Caixas)
( ) Computador (Temos disponibilidade de 3 - indicar número)
( ) Gravador de mão digital (áudio)
( ) Filmadora digital
( ) Câmera fotográfica (Temos disponibilidade de 4 - indicar o número
( ) Lousa branca/ pincel atômico
( ) Folhas A4, canetas, lápis
( ) Outros. Quais (verificar disponibilidade


10.    Local para realização das atividades:

( ) Sede do Ponto de Cultura
( ) Outro espaço de sua preferência. Qual? ___________________________________________




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMBINAÇÃO PERFEITA PARA A FESTANÇA DO CARNAVAL EM QUELUZ NA 3ª EDIÇÃO DO "ACORDA MANECÃO"

Como em todo o Brasil as pré festas de muita folia anunciam uma das maiores festas culturais internacionalmente conhecida - CARNAVAL. Em Queluz no último sábado 04/02 foi festejada a 3ª edição do Bloco "Acorda Manecão" onde reuniu uma multidão de foliões que curtiram com segurança, espírito de paz uma das festas que está concretizando sua importância na programação das festas culturais da cidade.

A coordenadora e fundadora do bloco Cleusa tem muito orgulho de organizado esta ideia de uma pré festa carnavalesca. Ela padronizou uma homenagem póstuma a cada edição para um folião que marcou com sua alegria e popularidade a festa de carnaval em Queluz. Esta homenagem se configura na confecção de um grande boneco, no primeiro ano a homenagem foi ao Sr. Olavo Romanelli, tendo o nome do bloco Manecão, no segundo ano a homenageada foi a fundadora da Escola de Samba "Unidos do Morro" a Dona Oscarlina e este ano na sua terceira edição o grande homenageado foi o Sr.Walter Ferreira que foi um animado folião em Queluz participando da diretoria da Escola de Samba "União da Vila de São Benedito". Na noite de festa a bateria da "União da Vila" acompanhou o bonecão do Walter Ferreira que foi recebido por todos os foliões e a família que foi convidada para participara da homenagem sendo um momento de muita emoção e alegria pelo reconhecimento.

 A técnica para a confecção dos bonecos é da arte da papietagem, uma técnica de reutilização do papel que é descartável como jornal, saco de cimento, revista velha, cartazes inutilizados etc., o bacana desta técnica artesanal é conciliar a arte com a educação ambiental onde a reutilização do papel faz a diferença para a realização do trabalho. Este ano mais uma vez os artistas que desenvolvem esta arte na cidade e na região - LEE E LUCAS - não mediaram esforços para a confecção de mais um bonecão que está a cada ano fazendo parte da cultura local. A criatividade do brasileiro é muito interessante e única, conciliar uma festa cultural importantíssima como é o carnaval brasileiro com a ideia de colaboração para um mundo melhor através da educação ambiental com o desenvolvimento da técnica da papietagem para confeccionar adereços carnavalescos configurado no bonecão. Além deste adereço artístico, com a técnica pode-se fazer inúmeros outros adereços artísticos para até mesmo outras festas culturais, adereços cênicos para teatro, dança enfim, para lidar com a técnica da papietagem basta liberar a criatividade.

NORTEANDO AS AÇÕES PARA 2012

O inicio do ano de 2012 para nós Equipe do Ponto Queluz de Cultura está sendo especial. Muito trabalho para darmos continuidade às nossas ações junto à comunidade local e da região. Cada detalhe está sendo muito bem elaborado com a máxima dedicação de todos, o empenho é fundamental em ações que visam o desenvolvimento local através dos projetos culturais. Nossa programação do ano de 2011 procurou atender tudo aquilo que estava planejado e, pela qualificação que realizamos em cada trabalho, a população percebeu e iniciou um processo mais intenso de acompanhamento, valorizando e creditando confiança entendendo a dinâmica da missão da instituição e com isso esta participação popular corou nossas atividades, atividades estas que são direcionadas especificamente ao público em geral. A alegria tomou conta do nosso coração e, ao mesmo tempo, nos convoca a uma responsabilidade ainda maior exigindo de nós uma postura mais concreta, mais intensa diante deste público que está fazendo do Ponto Queluz de Cultura um espaço onde a prática da cidadania, da ética, do ensinamento, da participação solidária, do exercício do politicamente correto esteja presente com a co-responsabilidade de cada munícipe que ali usufruem de todas as ações socioculturais.

 Ao estudarmos e darmos corpo ao nosso fluxograma 2012, trazemos à memória numa forma de avaliação do ano de 211 e também para nortear nossas ações, a importância do Ponto de Cultura em nossa cidade e podemos dizer desta importância a nível regional (Vale Histórico). A organização, o desempenho, a seriedade, a transparência, a qualidade, o compromisso, a verdade são virtudes que, orgulhosamente apontamos, pelo fato de acreditarmos na força transformadora da Cultura e sua valiosa contribuição na formação, no desenvolvimento, na valorização da comunidade. A identidade cultural da nossa Queluz e região é riquíssima e, o Ponto Queluz de Cultura reconhecendo-a trabalha e trabalhará para que ela possa se desenvolver cada vez mais. Não mediremos esforços para tal missão.

 O processo de produção, manutenção e organização cultural não é tarefa fácil, como bem sabemos, mas a sensibilidade e a conscientização sobre o dinamismo reconhecido do poder da Cultura de um povo faz com que nós Equipe do Ponto Queluz de Cultura esteja atentos a toda oportunidade que vá contribuir para a realização da missão que assumimos perante a comunidade. Sacrifícios, paciência, estudo, tolerância, estão constantes no nosso comportamento como ponteiros e ponteiras, são muitos os desafios a serem enfrentados no dia a dia, e o bacana de tudo isto é que estamos somando a todo momento, sejam eles positivos e os negativos, a percepção da amizade e o de acreditar no mesmo ideal que nos rege onde temos consciência que a nossa postura como agentes culturais perante a sociedade deve ser a de pessoas especiais que juntos estão lutando pelo bem comum.

 Que a alegria, a amizade, a responsabilidade, o amor nos acompanhe durante 2012 concretizando o desejo de sermos pessoas melhores e, amo mesmo tempo colaborando e proporcionando para que outras pessoas sejam e estejam melhores para que assim tenhamos uma sociedade melhor, ou parte dela, como diz Malba Tahan "Aquele que toma a realidade e faz dela um sonho é um artista. Também será artista aquele que do sonho faz a realidade", dedico este pensamento a todos que fazem do Ponto Queluz de Cultura aquilo que ele é para a comunidade local e regional: um ponto de fazer acontecer a diferença sociocultural através das manifestações culturais populares. Salve! Salve!