quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMBINAÇÃO PERFEITA PARA A FESTANÇA DO CARNAVAL EM QUELUZ NA 3ª EDIÇÃO DO "ACORDA MANECÃO"

Como em todo o Brasil as pré festas de muita folia anunciam uma das maiores festas culturais internacionalmente conhecida - CARNAVAL. Em Queluz no último sábado 04/02 foi festejada a 3ª edição do Bloco "Acorda Manecão" onde reuniu uma multidão de foliões que curtiram com segurança, espírito de paz uma das festas que está concretizando sua importância na programação das festas culturais da cidade.

A coordenadora e fundadora do bloco Cleusa tem muito orgulho de organizado esta ideia de uma pré festa carnavalesca. Ela padronizou uma homenagem póstuma a cada edição para um folião que marcou com sua alegria e popularidade a festa de carnaval em Queluz. Esta homenagem se configura na confecção de um grande boneco, no primeiro ano a homenagem foi ao Sr. Olavo Romanelli, tendo o nome do bloco Manecão, no segundo ano a homenageada foi a fundadora da Escola de Samba "Unidos do Morro" a Dona Oscarlina e este ano na sua terceira edição o grande homenageado foi o Sr.Walter Ferreira que foi um animado folião em Queluz participando da diretoria da Escola de Samba "União da Vila de São Benedito". Na noite de festa a bateria da "União da Vila" acompanhou o bonecão do Walter Ferreira que foi recebido por todos os foliões e a família que foi convidada para participara da homenagem sendo um momento de muita emoção e alegria pelo reconhecimento.

 A técnica para a confecção dos bonecos é da arte da papietagem, uma técnica de reutilização do papel que é descartável como jornal, saco de cimento, revista velha, cartazes inutilizados etc., o bacana desta técnica artesanal é conciliar a arte com a educação ambiental onde a reutilização do papel faz a diferença para a realização do trabalho. Este ano mais uma vez os artistas que desenvolvem esta arte na cidade e na região - LEE E LUCAS - não mediaram esforços para a confecção de mais um bonecão que está a cada ano fazendo parte da cultura local. A criatividade do brasileiro é muito interessante e única, conciliar uma festa cultural importantíssima como é o carnaval brasileiro com a ideia de colaboração para um mundo melhor através da educação ambiental com o desenvolvimento da técnica da papietagem para confeccionar adereços carnavalescos configurado no bonecão. Além deste adereço artístico, com a técnica pode-se fazer inúmeros outros adereços artísticos para até mesmo outras festas culturais, adereços cênicos para teatro, dança enfim, para lidar com a técnica da papietagem basta liberar a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário