A Semana Santa inciou neste Domingo 01/04 e na nossa região do Vale do Histórico as manifestações tradicionais da cultura religiosa representam a força da manutenção da cultura popular. Em Areias, por exemplo, a famosa Festa do Judas é um exemplo desta importante cultura tradicional popular assim como em Queluz. As famosas procissões de depósito do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, a do Encontro que remete a reflexão da Via Sacra quando Jesus encontra-se com sua dolorosa mãe, a procissão do Senhor Morto logo após a Encenação da Paixão e Morte são eventos que carregados da piedade da fé cristã ainda conseguem sobreviver a tantas influências do mundo atual.
A importância destes eventos está na ligação direta com a identidade cultural-religiosa da comunidade, tanto Queluz, como Areias, Bananal, Silveiras, Arapeí, São José do Barreiro são cidades que conseguem esta façanha de valorizar suas raízes de tradição cultural. O fluxo de turistas se eleva a um número considerável e com isto faz com que estes eventos tenham a sua importância ainda com um pouco de consideração do responsáveis legais para sua manutenção.
Mas a grande e real contribuição mesmo está no fato das gentes destas cidades pitorescas alimentar uma tradição repassada de anos a anos, de geração a geração, com seus peculiares trejeitos, regras, formatos, costumes. O PONTO QUELUZ DE CULTURA está atento a estas manifestações com propostas para que os nossos gestores culturais se sintam mais animados a persistirem na defesa e na revitalização de sua cultura atrelada a eventos marcantes na sua região como a Semana Santa, Festas dos Padroeiros, Folias de Reis, Carnaval, Natal, Festa de Cosme e Damião, Festas Folclóricas, Festas Culinária etc.
O fazer cultural é uma tarefa difícil que requer acima de tudo AMOR, DEDICAÇÃO E RESPEITO PELA CULTURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário