sábado, 30 de abril de 2011

GENTE NOVA NA EQUIPE DO "PONTO"


O Ponto Queluz de Cultura está com novo integrante, é o nosso companheiro Tiago Malta, figura conhecida na comunidade. Ele vem somando conosco nos trabalhos da equipe do Ponto. Desejamos a ele bom trabalho e que possa ser feliz fazendo acontecer a dinâmica de conscientização da importância das várias manifestações culturais da nossa Queluz, que o protagonismo do Tiago nesta equipe seja para o bem de todos nós.
Boa sorte. Bom trabalho, que o suor de lutar pela nossa cultura tenha, também, a contribuição do seu.

sexta-feira, 29 de abril de 2011


Mais uma edição do Mapa Cutural Paulista, uma ótima oportunidade de se mostrar artísticamente e de fazer acontecer a manifestação cultural a qual tantos agentes culturais que trabalham e produzem a cultura regional paulista.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
O mapeamento será feito em 03 (três) fases, sendo, Municipal e Regional em 2011 e Estadual em 2012 que compreende a circulação por municípios do Estado e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural.
Para a edição 2011/2012 serão consideradas 07 (sete) expressões artísticas: Artes Visuais, que compreende as expressões de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, que compreende as expressões de Conto, Poema e Crônica; Dança e Teatro .


Confira no link: http://www.abacai.org.br/mapa_cultural_edital.php

II TEIA MACRO REGIÃO VALE DO PARAÍBA PAULISTA, SERRA DA MANTIQUEIRA E LITORAL NORTE


Tudo pronto para a Teia Regional da Macro Região Vale do Paaíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte é neste final de semana de 30 de abril e 1º de maio de 2011
Local: Caçapava/SP (Espaço Cultural Bicho Preguiça)

Teia Regional, que é um encontro de Pontos de Cultura, artistas, mestres, crianças e jovens que interagem e integram o Programa Cultura Viva.

A Teia é o espaço onde os pontos são alinhados, alinhavados e fortalecidos. É o movimento onde os eixos do Programa Cultura Viva (protagonismo, empoderamento, emancipação e organização em rede) são vivenciados de forma coletiva, valorizando as peculiaridades, singularidades e diversidade que formam a identidade cultural da região.
A programação inclui microfone aberto para Sarau poético e expressões artísticas e musicais na noite de sábado, um bate papo com o criador dos Pontos de Cultura o historiador e gestor cultural Célio Turino.
A política Cultural da região em pauta com os Pontos de Cultura e demais grupos, gestores e artistas interessados, bem como informes sobre a atuação dos movimentos paulista e nacional dos pontos de cultura.
Pauta:
- fortalecer a região junto às decisões estaduais e nacionais;
- preparar a Caravana até Brasília;
- preparar para a Teia Estadual;
- reafirmar, contextualizar para artistas, fazedores de cultura e toda comunidade o que é Ponto de Cultura e de que forma eles podem inserir-se no processo de forma participativa;
- analisar a conjuntura nas cidades da região, criar cartas e documentos com temas norteadores para políticas públicas municipais, regionais, estaduais, e até federal;
- criar mecanismos de mostrar a cultura da região, quem sabe o: “Viva Vale” feito pelos próprios Pontos de Cultura e fazedores de arte e cultura da macro região;
- Fortalecer uma rede de serviços entre os próprios pontos da região e suas habilidades singulares para fazer circular a força de trabalho e renda.
Nós da Equipe do Ponto Queluz de Cultura esperamos que este encontro seja um momento marcante de crescimento e avanços no Projeto Cultura Viva, fortificando as pessoas que fazem de suas vidas uma luta em prol do desenvolvimento cultural do cidadão brasileiro através das riquezas culturais de cada comunidade, cidade, grupo.
Estaremos lá contribuindo!!!

É O "PONTO" NA FESTA DA MORANGA!!!



Começou nesta quinta-feira, dia 28/04a 10ª edição da Festa da Moranga e da Mandioca, aqui em Queluz. A programação do Festival Gastronômico segue até o domingo, dia 1° de maio.
Durante todo o evento acontecerão exposições e vendas de artesanatos, flores tropicais, diversão para as crianças e uma enorme e aconchegante praça de alimentação com os pratos Queluz na Moranga, Cuscuz de Moranga e tantos outros, além dos shows musicais.
Paralelamente a Festa da Moranga e da Mandioca, acontece no sábado dia 30, a 2ª Copa de Marcha Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador. A copa acontece a partir das 9h no Campo do Eco.
PARTICIPE! Confire no link: http://portalqueluz.blogspot.com/

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CÊNICA NOS AUTOS SACRAMENTAIS DA SEMANA SANTA.






Na Semana Santa em Queluz já é tradição os Autos Sacramentais que retratam, através do teatro, ps últimos passos do Cristo até o Calvário. Os jovens da Igreja Católica realizaram este ano mais um evento, cooperando para que as pessoas pudessem refletir sobre este mistério de Deus através da entrega de Jesus numa Cruz para remissão de todos.
Os alunos da Oficina de Teatro do Ponto Queluz de Cultura, também participaram deste evento cultural e tradicional em nossa comunidade, levando suas experiências cênicas adquiridas através das aulas de teatro. Participaram de todos os teatros da Paixão de Cristo juntamente com os outros jovens da comunidade queluzense, orientados e dirigidos pelo arte-educador Luiz CArlos Jr (Lee) que trabalhou com uma equipe organizadora do evento.
"Foi uma grande oportunidade para os nossos alunos da oficina de teatro terem participado deste evento teatral, pois tiveram a opurtunidade de colocar em prática algumas técnicas teatrais que conheceram e desenvolveram ajudando na produção técnica exigida para tal espetáculo", afirma Lee.
Todos que acompanharam o espetáculo teatral durante a Semana Santa perceberam e comentaram o diferencial técnico e criativo deste ano de 2011, levando emoção e seriedade no trabalho.
Os alunos da Oficina de teatro participantes foram: Caique (Gestas), Michel (Dimas), Augusto (Barrabás e discipulo João), Carol (Maria mãe de Jesus), Fernandinho (comandante romano), Rafael, Wellington e Jefferson (soldados romanos), Arianny (Joana de Chuza), Bibiana (Filha de Jerusalém), Graziney (Algoz), Kelvin (Sacerdote do templo), sob a direção do arte-educador do Ponto: Lee.
O Ponto Queluz de Cultura, através da participação de seus alunos e arte-educador neste evento tradicional da comunidade queluzense, sente-se honrado em poder contribuir para a mautenção das expressões artisticas e culturais da nossa Queluz atingindo assim, seu objetivo que é o da valorização da cultura local.

Lee
Equipe Ponto Queluz de Cultura

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ÚLTIMOS PREPARATIVOS DA PEÇA TEATRAL: "UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A QUELUZ"


Os alunos da Oficina de Teatro do "Projeto Teatro Luz" estão a nos últimos preparativos para a apresentação da Peça Teatral "UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A QUELUZ" que será no dia 30/04/11 - sábado, na cidade de Caçapava/SP na Teia Regional dos Pontos de Cultura dos Vale do Paraíba.
A peça retrata a história de Quleuz através de poesias, causos famosos na comunidade queluzense. As obras poéticas utilizadas na peça teatral são dos artistas da cidade entre eles: Ivone da Conceição, Dulcinéia Garcez, João Batista Gomes dos Santos entre outros. Os causos são os mais famosos entre os queluzenses como os da rixa entre Queluz e Areias. A música dá um toque especial na apresentação teatral, lembrando que esta exprresão artstica tem uma identidade cultural forte na comunidade.
A peça foi escrita pelo arte-educador Luiz Carlos Junior, mais conhecido como Lee.
Além dos alunos da oficina de teatro, teremos a participação, também, nesta peça teatral, os alunos das oficinas de dança contemporânea e capoeira.
Este trabalho busca estar contemplando a temática do direcionamento proposto pela Equipe do Ponto Queluz de Cultura com o objetivo de trabalhar a cultura local.
O projeto "Teatro Luz" tem em sua metodologia de trabalho este detalhe a mais que é o estudo sobre a cultura queluzense, alcançando resultados positivos.
"O trabalho desata peça teatral tem dado a oportunidade aos alunos de buscarem, através de pesquisas, documentários, e o próprio local onde realizam as aulas da oficina, a importância da identidade cultural que influênica em sua própria identidade humana fazendo com que, conhecendo os valores culturais de Quleuz eles podem adquirir formação cultural e assim, através deste conhecimento ajudá-lo a serem cidadãos mais conscientes sobre sua comunidade e valorizando-a, respeitando e se orgulhando do seu Pedacinho do Céu (fala do arte-educador Lee)".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quem Conta um Conto Aumento Um...PONTO QUELUZ DE CULTURA.






No dia 27/03/11 - domingo - foi realizada a "Contação de histórias" no Salão Paroquial da Matriz de São João Batista, evento este que deveria acontecer no Coreto da Praça da Matriz, mas devido a instabilidade climática com chuvas constantes, o evento foi transferido.
O público compareceu um pouco tímido, mas depois percebemos que o salão estava repleto.
Os primeiros contadores da noite foi o Prof. João Batista Gomes dos Santos e sua prima juliana Figueiredo com seus personagens "Nhô Buscapé" e Nhá Barbina" narrando histórias sobre a rixa entre Queluz e Areias causando no público um momento de discontração e humor; após tivemos as histórias do João Araújo conhecido como "João esmolinha", pipoqueiro famoso da cidade que nos narrou historias engraçadas com seu jeito de ser especial, o que impressionou no João esmolinha foi defender certas histórias com a máxima seriedade e veêmencia.
O público interferia e acompanhava palavra por palavra que constituia as histórias defendidas pelos nossos contadores, histórias que nos fez viajar no tempo e lembrar o quanto é bom termos em momento tão mágico entre família, amigos, vizinhos.
Quando o microfone foi aberto à participação direta o João Silvério contou mais uma história envolvendo a rixa entre Queluz e Areias, lembrando que esta história ele havia ouvido quando ainda criança. D. Zé Salgado, uma contadora de história da nossa cidade não aguentou ficar de boca fechada e nos narrou a história sobre a mula sem cabeça que tinha uma estrela na testa levando ao delírio o público presente, antes mesmo dela narrar só de olhar para ela a platéia já manifestava risos e muita alegria.
Durante a contação de histórias a nossa condução e bate papo com o público foi a de provocar a necessidade da revalorização de momentos como este que dá a possibilidade da interação social, do crescimento da amizade, o do reforçar os laços de sentimento de pertença, enfim valorizar através de uma manifestação cultural tão simples mas tão rica em expressão e dinamicidade cultural, onde a reunião com as pessoas que amamos, admiramos precisa ser resgatada para um melhor convívio social.
Após a histórias defendidas ao vivo, apresentamos ao público um vídeo com entrevistas de alguns contadores de histórias entre eles Sr. Aroldo Cardoso, Sr. Cecília e D.Lourdes, D. Zé Salgado, Magno Sinhá.
Foi perceptível a reação psiitva do público, tanto que algumas pessoas nos procuraram solicitando a continuidade do evento, aproveitando a ocasião e a presença do Sr. Paulinho Figueiredo, presidente da Banda Lyra Queluzense, o qual aproveitou a oportunidade, e solicitou apoio à corporação musical, fechamos que a próxima Contação de Histórias será acompanhada com a Retreta Musical da Lyra Queluzense sendo as histórias exclusivamente sobre a Banda.
Este evento proporcinou o objetivo que é o de fazer valer, resgatar, revalorizar, sensibilizar a população sobre a necessidade de tomarmos posse das nossas riquezas culturais e ocuparmos o espaço público das praças para momentos agradáveis, culturais, sociais que contribuam para uma melhor sociedade, par um mundo melhor.
Um destaque especial foram as crianças que acompanhadas de seus pais vibraram de alegria a cada história narrada...e isto me fez lembrar de minha avó quando nos contava histórias sobre a quaresma com o intuito de nos ver mais cedo dentro de casa...um marco de lembrança que jamais será esquecido por mi.
Realmente "Quem Conta um Conto Aumento um...Ponto Queluz de Cultura", fazer acontecer está ao alcance ded todos aqueles que desejam um Queluz mais feliz, mais humana, mais fraterna, mais "Luz".

Luiz Carlos dos Santos Junior -(Lee)
Equipe Ponto Queluz de Cultura