terça-feira, 14 de junho de 2011

A RIQUEZA DA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA EM QUELUZ































"Por meu amor rogo a São João. Padroeiro Santo desta cidade..." um dos trechos do hino municipal queluzense exalta o padroeiro da comunidade São João Batista que é celebrado no dia 24 de junho. O carinho que os queluzenses tem por esta festa é um marco tradicional que se transformou num estigma sacramentado na identidade cultural dos munícipes.
Aguardar a festa de São João é tudo de bom! Saber que toda a cidade se prepara emocionalmente, religiosamente, socialmente para fazer com que cada festa celebrada seja lembrada com carinho e alegria. Tudo é muito aguardado: a programação cultural, as apresentações artísticas, a novena, os andores dos santos, o caro andor de São João, os fogos de artifícios, a decoração da festa, o embelezamento da Igreja Matriz, os visitantes, os filhos queluzenses que não residem na cidade, a participação da Lyra Queluzense tanto nas procissões como na Alvorada Festiva, a fogueira de São João, as últimas homenagens antes de São João retornar ao seu nincho, enfim, viver tudo isso é contribuir para a manuenção de uma cultura própria conquistada através de muitos anos.
Os valores culturais agregados a esta festa podem ser testemunhados por todos aqueles que, ainda guardam e preservam este sentimento de valorização e de bem querer para com que este evento; estamos falando aqui de sentimento que contribue para o crescimento cultural, humano que, revele ao mesmo tempo, o valor de pertençera uma cultura forte e rica.





Não podemos perder essa base tradicional construida pelo povo durante estes anos de festa, pois esta base contribui para que não percamos a historicidade que revela a identidade cultural de Queluz. São várias as manifestações culturais de grande importância expressadas na Festa do Padroeiro, apresentamos alguns exemplos típicos:
a Alvorada Festiva no dia 24 de junho, onde as pessoas acompanham a Banda Lyra Queluznense que, a partir das 05:00 horas sai pelas ruas da cidade anunciando o dia festivo;





as procissões do translado do carro andor de São João rumo a Matriz no dia da festa pela manhã e a tarde a procissão com a participação de todas as comunidades queluzenses;





os fogos de artifícios que a meia noite do dia 24 de junho executam um grande espetáculo pirotécnico à beira do rio Paraíba do Sul;





na abertura da festa temos a famosa procissão de motoristas muito bem participada;





algo muito bacana no tocante à socialização da festa foi a Quermesse na Praça da Matriz com apresentações artísticas da cidade;





o concurso de quadrilhas está demonstrando uma atração forte que pode se tornar um evento tradicional que está ligado culturalmente com a temática da festa.

O Ponto Queluz de Cultura está tem a consciência dos valores que se fundamentam neste evento e por esta razão quer contribuir para que este evento cultural seja cada vez mais valorizado e respeitado pela nova geração. Reconhecer a identidade cultural e fazer com que esta identidade seja preservada é missão de todos nós. Não basta apenas exigir atrações artísticas que fazem sucesso na televisão, é preciso participar da manutenção mais importante desta festa que são as suas expressões mais significativas, ou seja, interpretar aquilo que está no coração dos queluzenses: a sua alegria em ter uma festa famosa e repleta de simbologias e manifestações que fazem parte da sua própria vida. E se formos colocar uma lista destas manifestações há muito ainda o que fazer, que está escondido no coração de tantos queluzenses (não esquecido). Aqui sabemos o quanto a história é importante para que possamos traçar estratégicamente planos para a manutenção e produção deste evento que atua fortemente sobre a vida de uma cidade.

Por este Brasil quantas manifestações artísticas culturais enriquecidas pela alma popular foram esquecidas, não preservadas, descartadas pela invasão de "outras culturas" (até mesmo estrangeiras"). Não podemos deixar que isto ocorra. É preciso ter consciência e atitudinal de agentes culturais comprometidos com a identidade cultural da comunidade, aí se encontra a missão do Ponto de Cultura, contribuir para que isso ocorra desenvolvendo projetos que vá colaborar para uma nova consciência de respeito e amor à sua cultura local.

A Festa de São João de Queluz precisa ser mais trabalhada neste aspecto de desenvolver entre a juventude, principalmente, o valor da pertença, do legado cultural, da identidade de ser, da riqueza humana, da riqueza histórica.

O mais lindo disso tudo é saber que temos um evento que envolve toda a comunidade de muita alegria, onde a simbologia de um personagem histórico e biblico - SÃO JOÃO, O BATISTA - nos revela a riqueza do respeito a vida que perpassa, também, pelo respeito a cultura de um povo. A todos nós uma ótima festa de São João!!!






































A Festa de São João Batista aqui em Queluz é o evento mais esperado da cidade e região por se tratar de uma festa tradicional e bem participada. O visitantes poderão conferir as atrações que variam desde o concurso de quadrilhas a grupos musicais. A comissão da parte cívica já está emplena organização do Espaço "08 de março" local destinado e estruturado para a realização da festa. Desejamos que a festa seja para todos nós dias de diversão, entretenimento e muita alegria para aquecer a convivência e a dinâmica festiva dque envolve toda a cidade. Aops visitantes: "Sejam bem - vindos"!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

I MOSTRA CULTURAL DE AREIAS/SP - FOI PRA INICIAR UMA NOVA HISTÓRIA CULTURAL REGIONAL.






































No último sábado dia 04/06 o Ponto queluz de Cultura teve a honra de participar da I MOSTRA CULTURAL DE AREIAS/SP. O evento se deu na nova praça de eventos da cidade próximo a Casa da Cultura, um espaço bonito além de propiciar eventos como foi o da mostra cultural.


Os alunos da oficina de teatro apresentaram a peça teatral "O Auto da Compadecida - o Julgamento" baseado na obra de Ariano Suassuna, sob a coordenação do arte educador Luiz Carlos Junior (Lee) e as alunas da oficina de dança contemporânea apresentaram uma dança baseada no clip musical "Run the World" da Beyonce com a participação do bailarino Kelvin sob a coordenação da arte educadora Regina Biondi; da cidade de Queluz participaram também, artesãos com exposição de seus trabalhos, o Coral Santa Cecília, os alunos da capoeira sob a coordenação do arte educador "Vaqueiro" e o grupo de dança "Soul Dance".

A importância deste mostra cultural deu-se no encontro de várias cidades do Vale Histórico e região circunvizinhas fazendo valer a exposição das riquezas artísticas culturais presentes nessas localidades.


O público pôde apreciar as variadas manifestações culturais através das danças, artesanato, teatro, coral, Folia de Reis, Jongo demonstrando assim, o quadro cultural da região demonstrado pela cultural tradicional e suas influências, bem como as manifestações culturais atuais que se fazem presente.A Equipe do PONTO organizou com empenho para participar deste evento tendo como resultado a satisfação de ter contribuido para a manutenção e produção da cultural e a possiblidade de enviesar com outras instituições a impórtância de valorizar as expressões do povo através daquilo que ele cria e o torna como valor cultural. Cremos que a mostra cultural de Areias possibilitou e incentivou pensar e estabelecer laços mais integrados entre as instituições regionais que trabalham com a mesma intensidade direcionada pela responsabilidade da missão de valorizar os artistas que procuram através dos seus dons artísticos manter a cultura a qual ele apossou para si e hoje se torna um verdadeiro guardião "dessas riquezas.

Realmente acreditar na força transformadora da CULTURA é algo que devemos empreender visando colaborar para a formação de indivíduos melhores e capazes de melhorar o seu lugar, a sua comunidade, o mundo através de um protagonismo mais participativo, responsável, cidadão e humano.


Agradecemos o Secretário Sr. Cláudio Marcio (Cacau) por ter nos convidado para participar desta mostra cultural de Areias/SP renovando nossos préstimos e consideração e registramos que fazer cultura é uma tarefa difícil, mas quando encontramnos pessoas que acreditam neste potencial educativo que a cultura proporciona se torna mais esperançoso de que podemos sim melhorar a vida da nossa comunidade realizando com coragem e empenho encontros ricos de conteúdos e informação como foi a Mostra Cultural de Areias/SP. Parabéns! Na próxima mostra queremos estar somando novamente com vocês.


Fazer a história acontecer de uma forma culta e repleta de emoção, arte, entretenimento coube a todos os artistas, espectadores, organizadores que marcaram esta mostra cultural em Areias sem a rivalidade dque gera violência, arrogância e competitividade negativa: ISSO É OBRA DA CULTURAS E SEUS ARTICULADORES.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

UMA HOMENAGEM MERECIDA PARA A "LYRA QUELUZENSE"






Foi realmente um sucesso a homenagem à nossa Corporação Musical Lyra Queluzense realizada no último domingo pelo Ponto Queluz de Cultura e por todos que compareceram ao evento. A Contação de Histórias foi enriquecida com as narrativas alegres e emocionadas da "D. Zé Salgado", o João "Esmolinha", Sr. Paulinho Figueiredo, o "Zé do Balão".

Os atuais integrantes da banda estavam presentes e realizaram uma surpresa para o público, as músicas executadas foram antigos dobrados musicais que tiveram a intenção de resgatar a identidade cultural da Lyra e o reconhecimento dessas músicas na história da banda com o povo queluzense. Marcaram presença, também, ex-integrantes e admiradores da instituição musical onde a emoção transbordou aquecendo o clima do evento. Na oportunidade a banda relatou, através do seu regente Leandro Alves, os novos dobrados preparados para abrilhantar os eventos em que a Lyra é convidada, a importância da banda no desenvolvimento dos músicos de Queluz, a valorização necessária que a banda necessita para dar continuidade à sua história e assim, poder continuar colaborando para a identidade cultural da comunidade.


O evento aconteceu como uma das programações da Quermesse de São João Batista que aconteceu na praça da matriz, convite enviado pela organização da festa.


O público compareceu em grande número, pois se tratando da Lyra Queluzense a valorização podemos constatar que está ainda sendo manifestada e, por outra razão, devido a primeira edição da Contação de Histórias ter sido muito bem participada e comentada positivamente na cidade.


A razão da homenagem foi a de resgatar e revalorizar esta instituição musical da "nossa Terra" colocando-a em evidência para que todos possam apossar, não somente de se orgulhar em ter uma corporação musical tão importante, mas de procurar refletir e ater um atitudinal de apoio às necessidades que todos os queluzenses sabem, da Lyra Queluzense - é preciso agir para não perdermos mais um instrumento cultural de significância para a nossa identidade artística cultural do "Pedacinho do Céu".

Nossa Equipe do Ponto nos sentimos emocionados e com a consciência de ter realizado este evento especial dedicado a nossa banda, cremos que estamos no caminho certo no tocante à nossa missão como articuladores culturais. Sabemos que produzir cultura num país como o nosso não é tarefa fácil, mesmo diante de uma dimensão cultural tão rica como a brasileira, as dificuldades são inúmeras, mas o que nos reforça em continuar produzindo cultura é a conclusão, após um evento como este, de saber que conseguimos "pulsar nos coração da comunidade as batidas da emoção, do valor cultural, da magia da arte, do belo escondido em cada alma, propiciando a verdadeira articulação da arte que é contribuir para que as pessoas possam ser melhores. Por isso confiar na força da cultura é um dos desafios que precisamos apoderar cada vez que pisamos no "Ponto" pensando em produzir, manter, revalorizar, comunicar, "fazer" CULTURA!


Para quem não pôde comparecer neste evento já convidamos para a próxima Contação de Histórias que dar-se-à, provavelmente, na próxima edição do "Se Mostra Queluz".