segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FEIRAS CULTURAIS ESCOLARES.


















FESTA DO FOLCLORE EM QUELUZ E O PONTO ESTEVE PRESENTE PARA FESTEJAR A MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA CULTURAL DAS NOSSAS CRIANÇAS E EDUCADORES!

Mês de agosto, folclore, produção cultural em alta. Em Queluz as escolas da rede de ensino celebra m com suas feiras culturais dedicadas ao folclore. Lendas, danças, cirandas, parlendas, trovas, histórias, cantigas, culinária são os meios que os educadores trabalham com os alunos para manter a tradição da cultural brasileira e local para não se perder com o tempo.

Diante da invasão tecnológica, é um desafio trabalhar na manutenção da cultura tradicional. A juventude precisa tocar na dinâmica da cultura folclórica para que ela possa valorizar e participar do zelo no sentido de manter as manifestações culturais que envolvem o folclore.
É nobre a participação de cada envolvido neste trabalho, seja o professor,o aluno, o funcionário da escola, a família, a comunidade. Preservar a memória histórica da arte folclórica é manter viva
identidade cultural de um povo.

E as escolas tem um papel importante e fundamental na preservação deste patrimônio artístico cultural. Acompanhar estas feiras folclóricas nas escolas foi uma forma de participar na manutenção e valorização deste trabalho educacional junto aos profissionais da educação. Queluz é rica culturalmente em manifestações folclóricas e contribuir para a manutenção desta riqueza cultural é,também, a missão do Ponto Queluz de Cultura.
Foi um trabalho árduo das escolas que culminou numa grande festa onde o protagonismo estudantil fez a diferença no sentido de conscientização da valorização de tudo aquilo que pertence a sua cultura. O sentimento de pertença é promovido nos envolvidos possibilitando, ao mesmo tempo, o fortalecimento de sua participação cidadã na construção da história da sua comunidade.
Nossos agradecimentos aos nossos alunos, professores, direção, coordenadores pedagógicos, funcionários e pais que, juntos, realizam o processo da educação de uma forma mais integrada e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário