sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EXPEDIÇÃO AMBIENTAL NASCENTE RIO PARAITINGA
















O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna. O rio Paraitinga nasce em águas cristalinas na cabeceira da Serra da Bocaina em Areias/SP, na propriedade da Fazenda da Lagoa. Já a nascente do rio Paraibuna esta localizada na Serra do Mar, em Cunha/SP. Por essa razão, embora as duas Nascentes sejam consideradas como a origem do rio Paraíba do Sul, a Nascente do Paraitinga por ser a mais distante da foz, é considerada tecnicamente, como a Nascente oficial do rio, que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, numa área territorial de 55,4 mil km².

Para oficializar o Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul foi estabelecido o dia 23 de setembro, por ser a data de fundação do Movimento pela Recuperação e Preservação das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul - Nascentes do Paraíba, que vem, ao longo desses anos, mobilizando e organizando institucionalmente as ações de valorização da Nascente e do Rio. Esta data foi instituída através da lei Nº 447, de 2009 da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por intermédio do Deputado Padre Afonso Lobato e lei n.º 1.139, de 27 de junho de 2011, homologada na Câmara de Vereadores de Areias.

No dia 23 de setembro/2011 sob a coordenação do professor Lázaro Tadeu Ferreira, o Zé do Paraíba, foi realizada a X Expedição Ambiental Nascentes do Paraíba, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da natureza e do resgate histórico, cultural e ambiental do Vale do Paraíba.

A expedição iniciou as 08h00 com a concentração dos participantes no Portal da cidade de Areias. Logo após os participantes seguiram até a Praça Nove de Julho do Município, onde foram realizadas atividades comemorativas pelas Escolas da rede municipal de educação de Areias e homenagens as pessoas que contribuíram de forma significativa para o Movimento Nascentes do Paraíba, sendo elas: a proprietária pela Fazenda da Lagoa onde se localiza a Nascente do Rio Paraitinga Eny Carvalho de Andrade, o Prefeito de Areias José Antonio Fernandes, o Secretário Adjunto de Recursos Hídricos Rogério Menezes, o Diretor da DAEE de Taubaté/SP Nazareno Mostarda Neto, a responsável pelo Grupo Nascente do Paraitinga e Coordenadora da Defesa Civil de Areias Marina de Paiva Branco e o assessor Felipe representando o Deputado Padre Afonso.

Ao término das homenagens o grupo seguiu até a Nascente principal do Rio Paraíba do Sul, que tem difícil acesso e somente são permitidas as visitas agendadas e restritas às instituições de pesquisas com a devida autorização dos proprietários, para observar as peculiaridades do relevo, fauna e flora da região.

A expedição foi promovida pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Prefeitura Municipal de Areias, FEHIDRO e Movimento das Nascentes do Paraíba, e contou com o apoio do Eco-Solidário, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Coordenadoria da Defesa Civil de Areias e Ponto Queluz de Cultura.

Para nós, EQUIPE DO PONTO QUELUZ DE CULTURA, ter participado desta expedição ambiental, foi algo extremamente importante pelo fato de termos realizado esta parceria por intermédio da Prefeitura de Areias, isto afirmando a credibilidade desta parceria. Foi um marco das nossas ações ter participado deste evento realizando uma cobertura com os nossos recursos de áudio visual, além de ter participado da organização. representados pelo nosso arte educador Vaqueiro.

Está dentro das nossas ações promover a todos os interessados o que temos de potencialidades culturais e ambientais em nossa região e, isto requer, estarmos atentos às ações que os nossos municípios vizinhos promovem. A importância de valorizar estas ações da região do Vale Histórico incumbe na viabilidade de trazer ao conhecimento da comunidade local as riquezas da região, sejam elas culturais, ambientais, históricas, enfim, promover, valorizar, dar a conhecer, ser canal de exposição destas riquezas é o nosso jeito de fazer acontecer nossa missão como agentes culturais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário