quinta-feira, 10 de novembro de 2011







O nosso evento Contação de Histórias - Especial - "Malba Tahan",ocorrido no dia 15 de outubro, foi um momento rico para o público que compareceu. A equipe do Ponto não mediu esforços, como sempre, para fazer acontecer mais uma edição do referido evento e, com isso, somado às participações ilustres da noite cultural, o resultado foi mais que esperado.

Um dos objetivos da realização deste evento é dar a possibilidade das pessoas se encontrarem, reverem seus conceitos sobre a prática de visitar as pessoas que conhecemos, de conversar, de"jogar conversa", de contar histórias do cotidiano,enfim proporcionar o encontro social. E nesta afirmativa, o próprio coordenador do Ponto de Queluz experienciou quando, na oportunidade deste evento acolheu as professoras Gisele L. Silva e Cristiane Ap. Araujo, que participaram contando histórias do homenageado com os temas: "Na oitava casa da vida" e "Aprender na areia". Foi uma apresentação maravilhosa que as professoras proporcionou com a performance graciosa de contadoras de histórias.

O fato de contar histórias sabemos que é um hábito que, ainda sobrevive em alguns ambientes, e isto ajuda na manutenção desta ação cultural tão importante para a nossa identidade cultural brasileira e mundial. Os artes educadores do Grupo "Os Encantadores" de Volta Redonda que realizaram das 14 h. às 16h., um workshop de contação de histórias, enfatizaram a importância da manutenção e produção desta arte, que muitas famílias são agraciadas através dos pais, avós, tios. Com esta afirmação, a arte educadora Cláudia e Hartung, juntamente com "Os Encantadores", demonstraram na abertura do evento no Centro Cultural, ao se apresentarem com a temática da obra de Malba Tahan. O encantamento da apresentação fez com que o público pudesse realmente viajar na criatividade conduzidos pela apresentação artística. Um dos momentos de beleza e encantamento que contribuiu para que o evento se configurasse num momento cultural de alto nível.

Tivemos a participação da Profª Juraci de Faria (UNICAMP) umas das grandes estudiosas das obras de Malba Tahan no Brasil. Sua explanação: "Dos Diários de Viagens de Malba Tahan: história e memória de Queluz" fez com que o público percebesse a notável inteligência de Julio Cesar de Mello e Souza e sua paixão pela cidade de Queluz que foi o torrão onde ele vivenciou sua infância. O percurso histórico de Malba Tahan conduzido pela professora Juraci foi de um teor de encantamento fazendo com que todos se vislumbrassem conforme sua narrativa que era conduzida com maestria. Foi perceptível o prazer da professora Juraci em estar participando deste evento,cujo homenageado foi a figura ilustre de Julio Cesar - "Malba Tahan", tanto que todas as pessoas que contribuíram para a realização do evento, após suas apresentações, a referida professora tinha questão de intervir querendo informações de como foi realizado o interesse desenvolvido pela pessoa com a temática de Malba Tahan. Ou trabalho já conhecido como o das professoras Gisele e Cristiane, a professora Juraci fez questão de enfatizar o trabalho que as mesmas já desenvolviam, que era do seu conhecimento.

Cremos que este evento não foi somente uma homenagem somente a Malba Tahan, mas a todos os participantes que valorizam sua obra,como é o caso da professoras Juraci, Gisele, Cristiane, Cláudia, Flávia, arte educadores, os jovens artistas presentes enfim todos aqueles que puderem contemplar e participar deste evento que afirmou a nossa missão de eventos que contribuem para a valorização e formação cultural da comunidade.

Momento das apresentações artísticas foi realizada pelos os alunos da oficina de dança contemporânea da arte educadora Regina Biondi com a participação do arte educador Kelvin- com as danças típicas do oriente; e do Projeto Teatro Luz do arte educador Luiz Carlos Junior com as peças teatrais: "Os 35 camelos" e "Lao-Yiê e a Flor" com o Grupo de Teatro Impacto Luz.

Celebrar o legado de Julio Cesar de Mello e Souza foi uma honra para a Equipe do Ponto Queluz de Cultura, ainda mais conciliando o contar histórias contemplando as magnificas e reconhecidas obras internacionais de Malba Tahan.
Agradecemos a todos que colaboraram para a realização deste evento e, principalmente o público presente, crendo que desta forma estaremos dando a possibilidade à nossa comunidade local de valorizar sua riqueza cultural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário