A 2ª Noite celebrativa das comemorações dos 170 anos de Queluz não poderia ser diferente da primeira. O público compareceu e prestigiaram a programação cultural organizada pela equipe do PONTO QUELUZ DE CULTURA.
A "Contação de Histórias", evento este que se concretizou como uma das ações culturais da instituição sendo realizada mensalmente, desta vez, contemplando a comemorações de homenagens a Queluz mereceu uma edição especial.
Os contadores oficiais foram os nossos queridos amigos, ex-universitários queluzenses que defenderam seus trabalhos de iniciação cientifica abordando alguma particularidade histórica queluzense. A noite iniciou com a cantora e musicista Ana Lucia Ezequiel, conhecida carinhosamente como Bilú, ela chamou o público presente para juntos cantarmos o hino de Queluz. Um momento de emoção, alegria, pois este hino consegue traduzir esta paixão que cada queluzense tem para com sua terra.
Prosseguimos com a apresentação dos nossos contadores de histórias "especiais". Vinícius Arruda (Professor de História e Músico) foi o primeiro a encantar o público com a apresentação de seu trabalho cientifico sobre a influência da Corporação musical Lyra Queluzense na identidade cultural dos músicos em Queluz, na oportunidade durante a apresentação, os direcionamentos para com o público foi para que todos nós pudéssemos ter a sensibilidade de participarmos na manutenção da identidade musical queluzense. Ele conclamou para aprimorarmos nossa atenção e ação para com a juventude queluzense.
Daniela Araujo (Professora de História) apresentou seu trabalho cientifico que emocionou a todos enaltecendo a figura e os feitos do Sr. Antonio Olavo Maciel França - o Prefeito Antoninho França. Foi um reconhecimento digno do público da atenção dispensada e da participação relembrando esta ilustre personalidade política que contribuiu par ao desenvolvimento local aliado às condições de dignidade para o povo queluzense, isto reconhecido por todos os munícipes conforme dados da pesquisa cientifica.
Fernanda Oliveira (Professora de Geografia) apresentou seu curioso trabalho cientifico sobre as áreas de risco da cidade de Queluz com enfoque técnico. A preocupação foi a de contribuir para a conscientização das questões de conhecimento sobre os riscos das localizações das moradias em Queluz. Uma apresentação onde o público relembrou a enchente de 2.000, a interação foi perfeita. Um trabalho na dinâmica da ciência geográfica direcionando um processo de conscientização viabilizando a necessidade da postura de cidadania nas questões políticas.
O último a se apresentar com maestria foi o recém formado em Comunicação Social, o nosso querido amigo e colaborador o jovem Paulo Marques conseguindo emocionar o público tocando no evento cultural de maior expressão na programação cultural queluzense - a Festa de São João Batista. Tocar no sagrado de um povo não é tarefa fácil, mas Paulinho conseguiu e foi ovacionado com grande reconhecimento. O trabalho traz a preocupação da manutenção desta festa cultural. É perceptível a necessidade de estarmos atentos para que esta importante manifestação tradicional local não se perca. Um trabalho brilhante com uma dinâmica pedagógica de contribuição para a formação para a população jovem.
OBRIGADO ESPECIAL AOS NOSSOS QUERIDOS COLABORADORES: VINÍCIUS ARRUDA, DANIELA ARAUJO, PAULO MARQUES E FERNANDA OLIVEIRA.
O que percebemos nesta festa foi a preocupação de todos na manutenção da identidade cultural queluzense. Percebemos que ainda está sendo feito pouca coisa. O Ponto Queluz de Cultura foi reconhecido pela sua ousadia em iniciar um novo processo que venha ao encontro deste resgate, desta manutenção, desta revalorização da identidade cultural local. O trabalho está sendo árduo. Cada vez que o público presente levanta esta questão das dificuldades em fazer acontecer uma dinâmica cada vez mais participativa por parte da população queluzense, nós da equipe do Ponto Queluz de Cultura aproveitávamos o assunto e convocávamos os interessados a estarmos conosco, assumindo a co-responsabilidade de juntos trabalharmos por uma Queluz através das ações culturais promovendo o desenvolvimento local. A participação popular nesta programação cultural nos chama a atenção sobre o acompanhamento dos munícipes sobre a atuação e a representatividade do Ponto Queluz de Cultural e isto aumenta a nossa responsabilidade para com o compromisso assumido em nosso trabalho em prol da comunidade local. E vamos continuar trabalhando, pois Queluz merece!!!
Hoje a partir das 19: 30 h., no Centro Cultural "Malba Tahan" estaremos celebrando a 3ª noite da programação cultural alusiva aos 170 Anos de Queluz - com o "SÁBADO MUSICAL". Você é nosso convidado especial.
Caso não chova estaremos realizando este evento no Coreto da praça da Matriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário