A primeira noite da programação cultural alusiva dos 170º ANIVERSÁRIO DE QUELUZ foi uma festa linda.
Conforme a programação do dia foi exibido o Documentário "Uma Declaração de Amor a Queluz" dirigido e produzido pela equipe do Ponto Queluz de Cultura com as participações especiais neste documentário: Padre Fábio Nogueira de Sá (Pároco Matriz de São João Batista de Queluz/SP), Vinícius Arruda (Professor e Músico), Isa Marta Ferreira Raymundo da Palma (Professora), Fani Almeida (Coordenadora do "Espaço Harmonia") e Projeto KINEMA (documentário de 2008 sobre Queluz.
Após a exibição do documentário, seguindo o padrão de Cine Clube, abrimos um espaço para que o público presente participasse do bate papo sendo direcionados pelas perguntas: "Qual o presente que você oferece a Queluz" e "Como você pode contribuir para que este presente se torne realidade".
Com estas perguntas abriu-se uma fantástica conversa, onde mediamos o assunto no sentido de instigarmos o público a exercerem seu papel de cidadãos participativos nas questões que envolvem a necessidade de uma conscientização aliada a um atitudinal que faça a diferença na contribuição de uma Queluz melhor para todos. O público presente merece os nossos parabéns, pois demonstraram o desejo de contribuírem por uma sociedade mais justa, mais dinamizada, não deixando de demonstrar uma preocupação com a população jovem e a manutenção da identidade cultural local.
No espaço do Centro Cultural "Malba Tahan" a equipe do Ponto Queluz de Cultural organizou o ambiente utilizando as salas que estavam à disposição do evento, contendo o salão maior onde acomodam todo o público, uma saleta onde estão sendo exibidas no telão as 1.000 fotos do arquivo do Sr. Aroldo Cardoso, um sala onde está a exposição de artesanato do grupo da Economia Solidária e Criativa e no hall de entrada foi decorado com o tema da maior festa cultural de Queluz - a Festa de São João Batista. Agradecemos a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo na pessoa do seu secretário Vicente Vale.
Após o evento foi oferecido gentilmente pela equipe do "Espaço Harmonia", sob a coordenação da Fani Almeida, um deguste da culinária típica da festa de São João Batista. A intenção do grupo foi de demonstrar a necessidade de trabalharmos no resgate das tradições que fazem parte da cultura da nossa maior festa.
Lembramos que a exposição de artesanato do grupo da Economia Solidária e Criativa, a exposição digital das 1.000 Fotos de Queluz, estarão dispostos para a visitação todos os dias da programação.
O jovens atores do Grupo de Teatro Impacto Luz" do projeto de Teatro Luz do Ponto Queluz, aproveitaram a oportunidade e convidaram o público para assistirem a peça teatral "Uma Declaração de Amor a Queluz" que acontecerá no domingo dia 04/03 - dia do aniversário de Queluz - na praça do Coreto da Igreja da Matriz, após a Santa Missa das 19 h.
Como informamos a abertura desta programação cultural alusiva aos 170º Aniversário de Queluz, foi surpreendente e emocionante e esperamos que a segunda noite desta festa possa ser magnífica e participativa, pois na verdade é Queluz quem faz aniversário e quem está ganhando os presentes somos nós que desejamos e queremos uma Queluz melhor para todos e todas. PARABÉNS QUELUZ!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário