terça-feira, 23 de agosto de 2011

AGOSTO FOLCLÓRICO RICO E LINDO

Queluz sempre uma terra onde as estórias e histórias sempre estiveram presente no cotidiano dos seus filhos e filhas isto configura na manutenção do hábito da contação de histórias. Neste mês de agosto em que comemoramos o Folclore, o Ponto Queluz de Cultura reforça a necessidade de contribuir para que o contar histórias seja uma forte manifestação da nossa riqueza cultural. A oralidade tradicional a qual nos remete às boas lembranças dos nossos queridos vovôs faz com que a importância deste hábito saudável esteja cada cada vez mais presente em nossa vida contemporânea, ou seja, o resgate do tradicional precisa ser revalorizado para que não percamos a identidade cultural que cada comunidade possui.
Agosto pela sua importância no calendário cultural nos traz a provocativa sobre as ações em prol da realidade tradicional e cultural do Brasil. Sabemos que em cada canto deste país há uma forte expressão no tocante da cultura local, e então, como cada comunidade está se comportando diante do seu patrimônio sócio-cultural diante de uma dinâmica de mudanças comportamentais tão rápidas em que o relacionamento humano de "janelas para janelas" "de cadeiras na calçadas" "das conversas de comadre ao cair da tarde" práticas que em outrora contribuiam para os encontros sociais que faziam tão bem para tantas pessoas?
O legado do passado, querendo ou não,tem a sua parcela de contribuição na identidade cultural de cada lugar, e este espaço para darmos um tratamento a esta identidade precisa ser levada mais a sério.
O Ponto Queluz de Cultura com o evento "Contação de Histórias" tem esta proposta de incentivar o hábito da boa conversa regada a uma boa história ou estória ainda que apimentadas de uma boa e deliciosa mentira, afinal...quem conta um conto, aumenta um ponto de cultura, e este ponto de cultura refaz a necessidade aliado ao prazer de, não voltar ao passado,mas resgatar a magnifica contribuição do passado,na sua linguagem tradicional de fazer acontecer através destes encontros de contadores de histórias a promoção do encontro entre as pessoas e mais ainda ocupando um coreto, espaço público que precisa novamente ser tomado pelo povo para realizar a dinâmica do sócio-cultural.
A todos os nossos contadores de histórias espalhados por este país-continente nosso respeito, reconhecimento, gratidão por contribuirem na riqueza cultural de um povo que ama suas expressões artísticas-culturais onde a busca das raízes os fazem orgulhosos de pertencer a um país tão belo e rico nas diversidades étnicas, culturais, onde na sua geografia consta a grandiosidade de uma terra de um povo do bem.

Um comentário: