quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"SÁBADO MUSICAL"


Neste sábado - 03/12/2011 - a partir das 20 h. no PONTO QUELUZ DE CULTURA vai estar acontecendo mais uma edição do "SÁBADO MUSICAL".
O estilo musical contemplado desta vez será a BOSSA NOVA.
Autenticidade brasileira.

BOSSA NOVA é um subgênero musical derivado do samba e com forte influência do jazz estadunidense, surgido no final da década de 1950 no Rio de Janeiro. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a BOSSA NOVA tornar-se-ia um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo e, especialmente, associado a João Gilberto, Nara Leão, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim, Baden Powell, Luis Bonfá e outros.

O "Sábado Musical" tem a intenção de proporcionar a todos: músicos, cantores, o público em geral, os amantes da boa música, o contemplar, o apreciar, o curtir a música de qualidade, além de fazer acontecer um momento agradável onde a música é o elemento principal do encontro cultural alimentado pela presença de todas aqueles e aquelas que sabem valorizar um evento de proporção cultural o qual é configurado no "Sábado Musical".



Venha conferir mais uma edição do "Sábado Musical" e o tenha como uma programação cultural na sua agenda. Seja bem vindo!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EXPEDIÇÃO AMBIENTAL NASCENTE RIO PARAITINGA
















O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna. O rio Paraitinga nasce em águas cristalinas na cabeceira da Serra da Bocaina em Areias/SP, na propriedade da Fazenda da Lagoa. Já a nascente do rio Paraibuna esta localizada na Serra do Mar, em Cunha/SP. Por essa razão, embora as duas Nascentes sejam consideradas como a origem do rio Paraíba do Sul, a Nascente do Paraitinga por ser a mais distante da foz, é considerada tecnicamente, como a Nascente oficial do rio, que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, numa área territorial de 55,4 mil km².

Para oficializar o Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul foi estabelecido o dia 23 de setembro, por ser a data de fundação do Movimento pela Recuperação e Preservação das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul - Nascentes do Paraíba, que vem, ao longo desses anos, mobilizando e organizando institucionalmente as ações de valorização da Nascente e do Rio. Esta data foi instituída através da lei Nº 447, de 2009 da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por intermédio do Deputado Padre Afonso Lobato e lei n.º 1.139, de 27 de junho de 2011, homologada na Câmara de Vereadores de Areias.

No dia 23 de setembro/2011 sob a coordenação do professor Lázaro Tadeu Ferreira, o Zé do Paraíba, foi realizada a X Expedição Ambiental Nascentes do Paraíba, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da natureza e do resgate histórico, cultural e ambiental do Vale do Paraíba.

A expedição iniciou as 08h00 com a concentração dos participantes no Portal da cidade de Areias. Logo após os participantes seguiram até a Praça Nove de Julho do Município, onde foram realizadas atividades comemorativas pelas Escolas da rede municipal de educação de Areias e homenagens as pessoas que contribuíram de forma significativa para o Movimento Nascentes do Paraíba, sendo elas: a proprietária pela Fazenda da Lagoa onde se localiza a Nascente do Rio Paraitinga Eny Carvalho de Andrade, o Prefeito de Areias José Antonio Fernandes, o Secretário Adjunto de Recursos Hídricos Rogério Menezes, o Diretor da DAEE de Taubaté/SP Nazareno Mostarda Neto, a responsável pelo Grupo Nascente do Paraitinga e Coordenadora da Defesa Civil de Areias Marina de Paiva Branco e o assessor Felipe representando o Deputado Padre Afonso.

Ao término das homenagens o grupo seguiu até a Nascente principal do Rio Paraíba do Sul, que tem difícil acesso e somente são permitidas as visitas agendadas e restritas às instituições de pesquisas com a devida autorização dos proprietários, para observar as peculiaridades do relevo, fauna e flora da região.

A expedição foi promovida pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Prefeitura Municipal de Areias, FEHIDRO e Movimento das Nascentes do Paraíba, e contou com o apoio do Eco-Solidário, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Coordenadoria da Defesa Civil de Areias e Ponto Queluz de Cultura.

Para nós, EQUIPE DO PONTO QUELUZ DE CULTURA, ter participado desta expedição ambiental, foi algo extremamente importante pelo fato de termos realizado esta parceria por intermédio da Prefeitura de Areias, isto afirmando a credibilidade desta parceria. Foi um marco das nossas ações ter participado deste evento realizando uma cobertura com os nossos recursos de áudio visual, além de ter participado da organização. representados pelo nosso arte educador Vaqueiro.

Está dentro das nossas ações promover a todos os interessados o que temos de potencialidades culturais e ambientais em nossa região e, isto requer, estarmos atentos às ações que os nossos municípios vizinhos promovem. A importância de valorizar estas ações da região do Vale Histórico incumbe na viabilidade de trazer ao conhecimento da comunidade local as riquezas da região, sejam elas culturais, ambientais, históricas, enfim, promover, valorizar, dar a conhecer, ser canal de exposição destas riquezas é o nosso jeito de fazer acontecer nossa missão como agentes culturais.




quinta-feira, 10 de novembro de 2011







O nosso evento Contação de Histórias - Especial - "Malba Tahan",ocorrido no dia 15 de outubro, foi um momento rico para o público que compareceu. A equipe do Ponto não mediu esforços, como sempre, para fazer acontecer mais uma edição do referido evento e, com isso, somado às participações ilustres da noite cultural, o resultado foi mais que esperado.

Um dos objetivos da realização deste evento é dar a possibilidade das pessoas se encontrarem, reverem seus conceitos sobre a prática de visitar as pessoas que conhecemos, de conversar, de"jogar conversa", de contar histórias do cotidiano,enfim proporcionar o encontro social. E nesta afirmativa, o próprio coordenador do Ponto de Queluz experienciou quando, na oportunidade deste evento acolheu as professoras Gisele L. Silva e Cristiane Ap. Araujo, que participaram contando histórias do homenageado com os temas: "Na oitava casa da vida" e "Aprender na areia". Foi uma apresentação maravilhosa que as professoras proporcionou com a performance graciosa de contadoras de histórias.

O fato de contar histórias sabemos que é um hábito que, ainda sobrevive em alguns ambientes, e isto ajuda na manutenção desta ação cultural tão importante para a nossa identidade cultural brasileira e mundial. Os artes educadores do Grupo "Os Encantadores" de Volta Redonda que realizaram das 14 h. às 16h., um workshop de contação de histórias, enfatizaram a importância da manutenção e produção desta arte, que muitas famílias são agraciadas através dos pais, avós, tios. Com esta afirmação, a arte educadora Cláudia e Hartung, juntamente com "Os Encantadores", demonstraram na abertura do evento no Centro Cultural, ao se apresentarem com a temática da obra de Malba Tahan. O encantamento da apresentação fez com que o público pudesse realmente viajar na criatividade conduzidos pela apresentação artística. Um dos momentos de beleza e encantamento que contribuiu para que o evento se configurasse num momento cultural de alto nível.

Tivemos a participação da Profª Juraci de Faria (UNICAMP) umas das grandes estudiosas das obras de Malba Tahan no Brasil. Sua explanação: "Dos Diários de Viagens de Malba Tahan: história e memória de Queluz" fez com que o público percebesse a notável inteligência de Julio Cesar de Mello e Souza e sua paixão pela cidade de Queluz que foi o torrão onde ele vivenciou sua infância. O percurso histórico de Malba Tahan conduzido pela professora Juraci foi de um teor de encantamento fazendo com que todos se vislumbrassem conforme sua narrativa que era conduzida com maestria. Foi perceptível o prazer da professora Juraci em estar participando deste evento,cujo homenageado foi a figura ilustre de Julio Cesar - "Malba Tahan", tanto que todas as pessoas que contribuíram para a realização do evento, após suas apresentações, a referida professora tinha questão de intervir querendo informações de como foi realizado o interesse desenvolvido pela pessoa com a temática de Malba Tahan. Ou trabalho já conhecido como o das professoras Gisele e Cristiane, a professora Juraci fez questão de enfatizar o trabalho que as mesmas já desenvolviam, que era do seu conhecimento.

Cremos que este evento não foi somente uma homenagem somente a Malba Tahan, mas a todos os participantes que valorizam sua obra,como é o caso da professoras Juraci, Gisele, Cristiane, Cláudia, Flávia, arte educadores, os jovens artistas presentes enfim todos aqueles que puderem contemplar e participar deste evento que afirmou a nossa missão de eventos que contribuem para a valorização e formação cultural da comunidade.

Momento das apresentações artísticas foi realizada pelos os alunos da oficina de dança contemporânea da arte educadora Regina Biondi com a participação do arte educador Kelvin- com as danças típicas do oriente; e do Projeto Teatro Luz do arte educador Luiz Carlos Junior com as peças teatrais: "Os 35 camelos" e "Lao-Yiê e a Flor" com o Grupo de Teatro Impacto Luz.

Celebrar o legado de Julio Cesar de Mello e Souza foi uma honra para a Equipe do Ponto Queluz de Cultura, ainda mais conciliando o contar histórias contemplando as magnificas e reconhecidas obras internacionais de Malba Tahan.
Agradecemos a todos que colaboraram para a realização deste evento e, principalmente o público presente, crendo que desta forma estaremos dando a possibilidade à nossa comunidade local de valorizar sua riqueza cultural.





DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO














Dia 28 de Outubro é o DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

(por motivos de problemas operacionais o evento se dará no Brasil nesta data)

Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO

Foi nesta data que, em 1892 (03 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
O Dia Internacional da Animação é realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br) com o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA. Em 2011, para sua realização nacional conta também com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria.

NO BRASIL
Neste ano o DIA chega a sua oitava edição no Brasil e décima mundial. O Dia Internacional da Animação (www.diadanimacao.com.br) será realizado em centenas de cidades, em todos os estados do Brasil. É o maior evento simultâneo do gênero realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

O Ponto Queluz de Cultura tem a honra de participar de mais um ano desta mostra cultural internacional, acreditando que viabilizar este evento junto à comunidade queluzense contribui para a sua formação cultural, além de proporcionar o contemplar trabalhos cinematográficos de ótima qualidade.

Hoje, 10/11/11, iniciamos a mostra recebendo em nossa sede os alunos do núcleo da Bela Aurora acompanhados da professora Adélia. Às 19 horas faremos uma exibição aberta ao público no geral, e no restante da semana até o final deste mês de novembro estaremos realizando exibições para os alunos da rede municipal de educação, conforme planejamento com a Secretaria Municipal de Educação.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

WORKSHOP CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS












WORKSHOP CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O GRUPO "OS ENCANTADORES"




O Evento Contação de Histórias - Especial "Malba Tahan" foi marcante nas realizações do Ponto, iniciamos com o workshop de contação de histórias com o grupo "Os Encantadores" de Volta Redonda/RJ com os arte educadores: a atriz Claúdia Hartung, a profesora Flávia Hartung e o músico Luiz Carlos. Na sede do Ponto os participantes, formado pela maioria de adolescentes e jovens da ofcina de teatro do Projeto Teatro Luz, vivenciaram na primeira hora do workshop o embasamento teórico da técnica e da importância desta arte.


Fundamentados em bibliografia e conhecimento através da experiência de atuação na arte cênica, os arte educadores explanaram a beleza do contar histórias. Após este momento teórico partiu-se para a prática com algumas dinâmicas que oportunizaram aos participantes o contemplar a técnica através dos exercícios propostos.


A metodologia utilizada, as abordagens de ensino e a condução dos trabvalhos dos arte educadores fez com que todos os participantes se vislumbrassem da alegria e dos valores agregados do simples contar histórias. Foi gratificante ter participado deste workshop que realizaou a abertura deste evento que procurou homenagear o nosso ilustre intelectual Julio Cesar de Mello e Souza - Malba Tahan.

Conciliamos neste evento especial da Contação de Histórias sobre Malba Tahan, o worshop de contação de de histórias dinamizando a importância da leitura e da prática social de contar histórias. Os participantes tiveram a oportunidade de serem instruidos sobre técnicas que aprimoram esta arte de contar histórias buscando, ao mesmo tempo, a conscientização dos participantes em manter este hábito cultural tão importante, o qual todos somos responsáveis em sua manutenção.

Os recortes históricos quando lembrávamos dos nossos antepassados, como avós, tios, pessoas marcantes na comunidade em contar histórias, professores, catequistas, fizemnos uma reflexão da manifestação desta arte na vida comum, popular que muitos até mesmo não depositam tanto valor.

Outra percepção importante foi a busca do resgate social, do hábito saudável de reunir pessoas, sejam elas nossos familiares, amigos, conhecidos, vizinhos, alunos enfim...paa valorizar a possibilidade de dse encontrar, de abrir novas relações de amizade, de contato humano, que hoje, o mundo se configura no virtual.

Contar histórias reune outras manifestações que são fundamentais para a vida, no campo cultural está relacionado a manutenção da arte popular, no campo social o encontrar-se, o estar junto para um momento prazeroso de ouvir, de falar, de comunicar, de criar, no campo emocional está o contemplar a beleza que as histórias causam em nosso espírito, além de proporcionar o desenvolvimento de criar. Estas variações performáticas está intrisecamente ligado à necessidade de que temos de envolvimento com a arte, com as pessoas, com o prazer de contemplar coisas boas e cultas na nossa vida.

Foi uma sacada de mestre ter oferecido esta possibilidade para os particpantes deste workshop formado pela maioreia de jovens que vieram buscar e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte do contar histórias.

Como bem sabemos o quanto Malba Tahan utilizou desta arte de contar histórias em suas obras e realmente a homenagem a este ilustre intelectual tinha que ser acompanhado de algo que possibilitasse a busca do conhecimento e, sabemos o quanto os bons livros exercem esta função primordial de formação cultural, intelectual e humana na vida de todos que deles usufruem.
Afinal como diz o próprio Malba Tahan: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".