sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - o folclore da Festa de São João, as influências de seu povo.



















Aconteceu no dia 25 de outubro de 2012 às 19 horas na sede da OSCIP Vale a Pena, mais uma edição da "Contação de Histórias" onde a temática abordou as histórias sobre a tradicional Festa do Padroeiro de Queluz São João Batista. Os que compareceram puderam contar suas histórias e estórias num clima de alegria, saudade, contentamento, respeito pelo tradicional, e é lógico, o evento proporcionou um debate acerca das manifestações tradicionais no que se refere a esta festa e seu significado na identidade cultural queluzense.

Na oportunidade D. Cenilda Vilela, viúva do Sr. João Vilela, cedeu suas fotos da imagem do carro andor de São João Batisa de algumas edições onde seu saudoso esposo ajudava por vários anos na decoração deste carro andor. Além de participar contando várias histórias sobre a referida festa.

Na oportunidade os participantes solicitaram a exposição das 1.000 fotos da coleção do Sr. Aroldo Cardoso. Foi um momento muito bacana onde para cada foto exposta as pessoas comentavam conciliando histórias sobre as fotos, as pessoas ali registradas, lugares etc.. Enfim, a contação de histórias reafirmou como um evento que viabiliza a manutenção dos registros históricos através da oralidade de sua gente.

O folclore presente em nossa comunidade está intrinsecamente relacionado à vida, à identidade de sua gente, e a missão de cooperar para que esta manifestação da preservação da cultura esteja sob a responsabilidade de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário