sexta-feira, 5 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO FOLClóRICA - um jeito de ser da nossa gente





















De 22 a 31 de agosto o Ponto Queluz de Cultura organizou a Exposição Folclórica em sua sede abordando a temática da contribuição popular queluzense na Festa de São João Batista, entendo esta dinâmica como manutenção do folclore local.

Estavam expostos cartazes das edições das Festas de São João desde 1957 a 2012, coleção do Sr. Aroldo Cardoso que gentilmente emprestou para o evento. O público durante a visitação assistia a uma exibição de fotos das festas, além de serem recepcionados pela equipe do Ponto onde a explanação se dava na apresentação do tema no sentido de reflexão sobre a identidade cultural e a contribuição que cada queluzense deve considerar na participação das sua história cultural.

Alunos da rede municipal de ensino participaram com horário de visitação especial. Sabemos o quanto é importante a participação de estudantes e professores, pois é uma grande oportunidade de fazer com que este pensamento de "fazer cultura" perpasse pela vida da educação, onde o processo de aprendizagem esteja conciliado com conscientização da escola ser realmente um espaço de cultura, onde o contexto cultural local esteja locado na dimensão pedagógica da arte de ensinar.

Aproximar a população da sua riqueza cultural através da sua contribuição popular manifestada pela lógica do folclore foi a proposta do evento. Não há outro caminho para a produção cultural que não seja pela sua gente que faz acontecer esta cultura. A co-responsabilidade de cada munícipe em tratar as questões culturais local é a grande sacada ("e de mestre") para que possamos avançar na construção de caminhos que nos conduza à projeção das políticas públicas. A obtenção da memória popular manifestada em eventos como este declara a intenção de dinamizar a potencialidade de um povo através do viés da cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário