quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GRUPO DE TEATRO EM QUELUZ - UMA REALIDADE SONHADA POR TANTOS E HOJE SE CONCRETIZA NO ATITUDINAL DE UM GRUPO DE JOVENS ARTISTAS E CORAJOSOS .

A Equipe do Ponto Queluz de Cultura está comemorando um grande feito. Desde o segundo semestre de 2010 estamos trabalhando com as Oficinas de Teatro e neste ano de 2011 iniciamos as Oficinas de Teatro resultando no Projeto de Teatro Luz tendo a coordenação do Arte-educador Luiz Carlos Junior.

Desde fevereiro deste ano o projeto de teatro estabeleceu metas a serem cumpridas obedecendo a metodologia a qual resultou na fundação do Grupo de Teatro "Impacto Luz" formado por jovens alunos do nosso Projeto de Oficinas de Teatro.

Com a entrada de outros alunos no segundo módulo do Projeto Teatro Luz, alguns já se sentiram motivados por este feito, demonstrando interesse no futuro a virem participar como integrantes do grupo de teatro. Isto vem demonstrar a importância destes projetos culturais junto a comunidade, e neste caso especificamente junto a população jovem. A seriedade e o desempenho em celebrar a fundação deste grupo teatral é um resultado positivo para a Equipe da OSCIP Vale a Pena/ Ponto Queluz de Cultura.

Cada etapa do projeto foi partilhado com todos da Equipe para que assim o passo-a-passo do planejamento foi acompanhado por todos no sentido de auxiliarem a proposta que hoje se torna realidade que é a criação deste grupo de teatro formado por jovens talentosos e dispostos a produzirem cultura através do teatro. A importância deste feito perante a comunidade queluzense reforça o compromisso do Ponto Queluz de Cultura na dimensão de mantenedora da força dinamizadora das expressões artísticas-culturais local, onde o processo de contribuição na formação social dos interessados é, também, uma das metas a serem atingidas.

Vamos continuar com nossos esforços em promover ações que cooperem para o bem de todos que desejam, através, dos projetos culturais proporcionar a formação intelectual e cultural dos principais atores que é o povo.

A todos os nossos alunos da oficina de teatro, seus pais e responsáveis, a Equipe do Ponto Queluz de Cultura, à Direção da OSCIP Vale a Pena nossos agradecimentos por acreditarem na garra desses jovens e por terem apostado em sua determinação de se organizarem para fazer valer a cultura da arte cênica.

Ao comemorarmos esta etapa temos também em mente o compromisso de seguir adiante acreditando na força da Cultura, da Educação, da Cidadania o do continuar acreditando no potencial humano.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

AGOSTO FOLCLÓRICO RICO E LINDO

Queluz sempre uma terra onde as estórias e histórias sempre estiveram presente no cotidiano dos seus filhos e filhas isto configura na manutenção do hábito da contação de histórias. Neste mês de agosto em que comemoramos o Folclore, o Ponto Queluz de Cultura reforça a necessidade de contribuir para que o contar histórias seja uma forte manifestação da nossa riqueza cultural. A oralidade tradicional a qual nos remete às boas lembranças dos nossos queridos vovôs faz com que a importância deste hábito saudável esteja cada cada vez mais presente em nossa vida contemporânea, ou seja, o resgate do tradicional precisa ser revalorizado para que não percamos a identidade cultural que cada comunidade possui.
Agosto pela sua importância no calendário cultural nos traz a provocativa sobre as ações em prol da realidade tradicional e cultural do Brasil. Sabemos que em cada canto deste país há uma forte expressão no tocante da cultura local, e então, como cada comunidade está se comportando diante do seu patrimônio sócio-cultural diante de uma dinâmica de mudanças comportamentais tão rápidas em que o relacionamento humano de "janelas para janelas" "de cadeiras na calçadas" "das conversas de comadre ao cair da tarde" práticas que em outrora contribuiam para os encontros sociais que faziam tão bem para tantas pessoas?
O legado do passado, querendo ou não,tem a sua parcela de contribuição na identidade cultural de cada lugar, e este espaço para darmos um tratamento a esta identidade precisa ser levada mais a sério.
O Ponto Queluz de Cultura com o evento "Contação de Histórias" tem esta proposta de incentivar o hábito da boa conversa regada a uma boa história ou estória ainda que apimentadas de uma boa e deliciosa mentira, afinal...quem conta um conto, aumenta um ponto de cultura, e este ponto de cultura refaz a necessidade aliado ao prazer de, não voltar ao passado,mas resgatar a magnifica contribuição do passado,na sua linguagem tradicional de fazer acontecer através destes encontros de contadores de histórias a promoção do encontro entre as pessoas e mais ainda ocupando um coreto, espaço público que precisa novamente ser tomado pelo povo para realizar a dinâmica do sócio-cultural.
A todos os nossos contadores de histórias espalhados por este país-continente nosso respeito, reconhecimento, gratidão por contribuirem na riqueza cultural de um povo que ama suas expressões artísticas-culturais onde a busca das raízes os fazem orgulhosos de pertencer a um país tão belo e rico nas diversidades étnicas, culturais, onde na sua geografia consta a grandiosidade de uma terra de um povo do bem.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

'SE MOSTRA QUELUZ 4ª EDIÇÃO"










Conseguimos!!! A 4ª edição do "Se Mostra Queluz" foi...esplêndido!!! A clareza dos objetivos que foram sonhados, arduamente organizado e trabalhado fez a diferença nesta edição de 2011.
A Equipe da OSCIP VALE PENA/Ponto Queluz de Cultura continuo acreditando nesta mostra cultural e "arregaçou as mangas" pra trabalhar para que tudo fosse realizado conforme o que tinha sido proposto no plano de ação do evento. Nada foi fácil. Mas tudo foi compensado quando amanheceu o dia 23 de julho o sábado veio junto com os raios de sol com um brilho diferente enfim, aquele dia marcaria a vida de muitas pessoas que iriam se mostrar através da música, do teatro, do artesanato, da poesia, etc. e até mesmo os que iriam usufruir contemplando a beleza das artes.
E, realmente, assim foi o dia, agitação, dedicação, alegria, encontros, laços de afetividade, conhecimento, contemplação, experiências, magia, beleza, cansaço, cooperação, agradecimentos, prazer tudo se envolveu na dinâmica desta mostra cultural que veio afirmar mais uma vez, seu posicionamento e importância no calendário cultural local e regional.
Os artistas chegavam e se mostravam do jeito que sabiam e a felicidade era visível em sua face, na sua fala acompanhada pelo prazer de se encontrar no Espaço "08 de março" local que abrigou toda a dinâmica do evento.
O SMQ (Se Mostra Queluz) integrou sabiamente as linguagens artísticas que se encontram no mesmo espaço dando a entender que a riqueza da diversidade acontece quando há a integração provinda de cada artista e da sua maneira de cooperar e co-responsabilizar pela manutenção da vida cultural de um povo, de uma sociedade, de uma região. A força da Cultura se fortifica quando acreditamos que é possível acontecer eventos como o SMQ, embora toda a ação seja para guerreiros e crentes para levar adiante tal projeto. O que importa é que tudo o que foi realizado, trabalhado para acontecer o SMQ foi derramado muito amor, suor e desejo de vencer em equipe.
Agradecemos a todos que firmaram parceria conosco para que tudo fosse concretizado!!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

2º MÓDULO DAS OFICINAS DE TEATRO



Hoje as 19 horas no Ponto Queluz de Cultura daremos início O 2º Módulo das Oficinas de Teatro do Projeto "Teatro Luz". Os interessados em frequentar as oficinas poderão se inscrever e iniciar mais uma etapa deste projeto cultural que deu certo.



Já nesta etapa os alunos poderão participar do segundo evento programado para este semestre que é o "Vale a Pena Ser Ponto" progreamado para o final do ano de 2011. Toda a metodologia das oficinas estarão co-relacionados na organização da peça teatral "Auto da Ira dos Anjos".



Muito trabalho pela frente e a alegria já toma conta dos corações dos envolvidos a começar pelos alunos da primeira etapa das oficinas que participam desde fevereiro deste ano.



Agora é continuar com as mangas arregaçadas e trabalhar em prol da cultura da arte cênica tão quista em nossa comunidade e o melhor, continuar colaborando para a formação intelectual, educacional e cultural de todos os alunos da oficina de teatro com o intuito de alcançar nosso maior desejo: contribuir na formação cidadã de pessoas do bem para ajudar a construir um mundo melhor.



"Acreditar na força transformadora da CULTURA é acreditar na capacidade humana de fazer a diferença pra melhor (Lee)".